Hoje vou falar um pouco sobre as Anemias, esse é um resumo do tema que é muito relevante na prática médica. Veja os principais tipos, como caracterizar o quadro pela História clínica, queixas frequentes e mais.
O oxigênio necessário para o metabolismo de todos os tecidos do organismo é transportado pelas hemácias ou eritrócitos – células sanguíneas que contem Hemoglobina, proteína formada por grupos heme que contem Fe. O hormônio estimulante da produção de eritrócitos é a eritropoetina liberada no rim na detecção de hipóxia (baixas concentrações de 02 no sangue) a qual age no tecido hematopoiético. Uma redução nos níveis de Hemoglobinas no sangue caracteriza a Anemia.
A Hematopoiese é o processo envolvido na produção de todas as células do sangue através de uma célula hemopoetica precursora. Essa produção de elementos sanguineos é diária, são diversas células altamente diferenciadas e incapazes de se dividir.
Tal processo, inicia-se na vida uterina no saco uterino, depois passa a acontecer em Figado e baço. A partir do 4 mês fetal, a hematopoeiese ocorre na medula óssea, sendo que ao nascer toda a produção se dá na medula. Durante toda a vida, o processo ocorre nos ossos chatos, a producao continua durante a vida toda. Porém, com o envelhecimento, o tecido hematopoietico é substituído por tecido adiposo.
O tempo total da eritropoiese (fabricação dos eritrócitos), do momento que a celula tronco pluripotencial é estimulada a se dividir até a formação do eritrócito é de aproximadamente 8 dias. O eritrócito finalizado e funcional dura aproximadamente de 100 a 120 dias, quando envelhecem são fagocitados por macrofagos do sistema reticular (no Baço, principalmente).
Organização da Medula óssea: Trabeculas ósseas, ilhotas hematopoeticas e estroma medular (microambiente = células estromais e matriz extra celular = sustentação e nutrição das ilhotas). A Microcirculacao é feita por sinusóides.
Anemias
Anemia é um Sinal clinico de doença, representa a redução dos níveis de Hemoglobina (Hb) no sangue. Essa redução do nivel de hemoglobina do sangue pode ser causada por defeitos na produção dos eritrócitos, que é dependente de Eritropoetina, Vitamina B12, Ácido fólico e Ferro, além de aspectos genéticos, ou por excesso de destruição dos eritrócitos, perdas volemicas e outras causas que serão abordadas mais adiante. Os Níveis normais de Hb variam por idade e sexo, sendo:
- 6 meses a 5 anos <11g/dl
- 6 a 15 anos <12 g/dl
- Homens adultos <13g/dl
- Mulher adulta <12g/dl
- Mulher gravida <11g/dl
De acordo com as causas e sintomas, podemos dividir as Anemias em Agudas e Cronicas. Na Aguda, há dispneia; palpitação; tontura; fadiga (extrema) como sintomas mais evidentes, pois há pouco tempo de instalação da condição e menor adaptação do organismo. Já nas Anemias Crônicas, há poucos sintomas, estão presentes mais frequentemente dispneia moderada; cansaço fácil; angina, ICC, pois há maior adaptação.
Propedêutica – Roteiro Diagnóstico
Na hora de tirar a história do paciente e buscar identificar a causa da Anemia é importante questionar:
- Identificação, fatores ocupacionais, etnia (alguns deficts metabolicos celulares são especificos de determinados grupos)
- Quando se instalaram os sintomas, Foi progressivo ou subito, diferenciando aguda e crônica;
- Houve hemorragiaç Ciclo menstrual; traumas/queimaduras, cirurgias ou transfusões saguineas recentemente;
- Há casos de anemia na familia; local em que mora e últimas viagens (procurando fatores infecciosos);
- Como é a alimentação/avaliar a ingesta de Fe; habito intestinal;urinarioç abuso de alcool e drogas (efeito tóxico a eritropoiese);
- Procurar no exame físico: palidez, icterícia, hepatoesplenomegalia, cianose, taquicardia, sopro, observar aspectos da pele/unhas (se estiver seco/quebradiço), verificar se há hematomas/equimoses/petequias
Para a completa avaliação do quadro, alguns exames complementares são básicos: pesquisa dos Niveis de Hb, % e número de reticulocitos; e Hemograma (com Hematocrito), Índices hematimetricos e observar morfologia das hemacias – análise citologica feita em microscópio.
Há ainda exames específicos para pesquisar determinadas causas de anemia, mas devem ser pedido após feita a hipótese diagnóstica por achados clinicos e de anamnese (perfil de ferro, dosagem de Vit B e folato; eletroforese de hemoglobina, mielograma)
Classificação Fisiopatologica das Anemias
- Falta de produção –> reticulocitos baixos. Causas: Carência de Fe, vitamina B12 e folato (influencia na divisão celular); invasão da MO (Linfomas, leucemias, fibrose); Anemia de doencas crônicas (D. Inflamatórias; D, d infecciosa, Neoplasias)
- Excesso de destruição –> reticulócitos altos no sangue, causada por Defeitos do eritrocito (hemoglobinopatias, Talassemias, Eritroenzimopatias, doencas da membrana); Agressão ao eritrocito (parasitas como malária, toxinas, imunes). Nesta situação, a eritropoese está estimulada com maior produção de reticulócitos e presença de células imaturas no sangue periférico (eritoblastos)
- Perdas Agudas –> reticulocitos aumetados; perdas de grandes volumes de sangue por sangramento do trato gastrointestinal, acidentes, sangramento genital, cirurgias etc. É necessária uma intervenção imediata com reposição volêmica e da massa eritrocitária para evitar complicações como as do choque hemorrágico ou hipovolêmico.
- Cronica –> se manifesta pela espoliação de ferro que leva a uma falta de produção. Os reticulocitos estão baixos
Classificação Morfológica das Anemias
Feita com base na observação dos Índices Hematimetricos, são eles:
- VCM (Volume corpuscular médio = que indica o tamanho das hemácias em Normociticas, Macrociticas ou Microciticas);
- HCM (hemoglonia corpuscular media/ quanto de Hb tem em cada hemacia);
- CHCM (Concentração de Hb Corpuscular média = pode vir como Hipocromica, pouca Hb na Hemáciaç ou Hipercromica,elevada concentração de Hb) ;
- RDW (grau de anisocitose/diferença entre as hemacias => hemacias pequenas e grandes/se houver dupla população o valor será alto).
Anemia Normocitica e Normocromica
- Situações desencadeantes mais comuns: Cancer, doença renal, invasão tumoral da medula óssea, hemorragia aguda, inflamação, Anemia hemolítica adquirida (Malária, transfusão ABO incompativel), anemia falciforme, e fase inicial da deficiencia de ferro.
- VCM e CHCM normais
Microciticas e Hipocromicas
- Causas mais comuns: deficiência de Ferro (Ferropriva), Por Doença crônica (baixa capacidade de ligação do Ferro e Ferritina sérica normal ou aumentada); Hemorragia crônica, Talassemias (Redução da produção das cadeias de Hemoglobina devido a deleção ou mutação dos Genes. Perfil de Fe normal, VCM baixo, contagem de eritrócitos normal), Anemia Sideroblástica.
- Caracterizada por VCM e HCM baixos
Macrociticas
- Situações mais comuns: Deficiência de vitamina B12 e folatos, mielofibrose, doenças hepáticas, Anemia Megaloblástica, Anemia Hemolítica com reticulose
- VCM elevado, esfregaço sanguineo alterado com anisocitose e macrovalócitos
Nesse resumo foram apresentados alguns aspectos básicos para a classificação das Anemias e condução da história clínica (Anamnese) para identifica-las. Deixem comentários e dúvidas aqui no Blog!
Assuntos do Artigo
- tipos de anemia
- tipos de anemias
- anemia tipos
Comente Via FaceBook
Comentários