X

Bolsas Ciência Sem Fronteiras – Graduação e Pesquisa Área de Biológicas

Educação e Ciência são pilares essenciais para que o Brasil acompanhe as mudanças do mundo e garanta um futuro sustentável e duradouro. O investimento nessas áreas já foi sucesso em países como Alemanha, Coreia do Sul, Japão e outros desenvolvidos – por projetos e investimentos na formação dos jovens e profissionais de nosso pais são imprescindíveis.

Um desses projetos do governo Federal brasilero em parceira com outros paises e seus Universidades e centros de peswuisa é o Ciência sem Fronteiras. Esse programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Para isso, proporciona diversas Bolsas de Estudo Internacionais para Graduação, Tecnólogo, Treinamento no Exterior, Doutorado Sanduíche (cursos combinados), Doutorado pleno e Pós-doutorado.

Entre as áreas prioritárias do Programa estão a de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; a de Fármacos; e a de Biotecnologia – através das quais se desenvolvem pesquisas sobre doenças, novos tratamentos, remédios e vacinas, aparelhos tecnológicos e muitos outros.

Para os estudantes de Biológicas, como de Medicina, Biomedicina e Biologia, essa é uma grande oportunidade de estudo! Saiba como Participar do Ciência sem Fronteiras e veja Dicas aqui no ABC da Medicina.

Logo do Projeto Ciência sem Fronteiras

Como Participar do Programa?

Podem participar da seleção de Bolsas os estudantes do ensino superior que tenham concluído de 20 a 90% do curso e possuam proficiência no idioma do pais que pretende ingressar para acompanhar as aulas e atividades de pesquisa.

Como fazer a Inscrição?

Alunos de graduação terão duas opções:

a)Através das chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela CAPES, disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br);

b)Por meio do Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras em sua instituição de ensino superior, para verificar as normas de seleção.

Ja alunos de pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa, que serão divulgadas no portal do programa (www.cienciasemfronteiras.org.br).

Modalidades de Bolsas do Ciência sem Fronteiras

Exemplos de Bolsistas na Área de Biológicas e da Saúde

Aluna da USP (Universidade de São Paulo) que é Bolsista de Graduação Sanduíche no Exterior em Havard University (nos Estados Unidos) na Área do conhecimento Medicina.

Um estudante da UNILAVRAS(Centro Universitário de Lavras MG), bolsista em The University of Sydney (Austrália) na Área do conhecimento: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

E dos estudantes brasileiros que estão na Universidade de Coimbra de Portugal, nas Áreas de Educação Física, Odontologia e Farmácia.

Objetivos e Metas do Programa

  • Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento;
  • Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior;
  • Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros;
  • Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas;
  • Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

Segundo o Presidente do conselho nacional das Fundações Estaduais de amparo `a Pesquisa (Confap) afirmou num Artigo do Jornal O Estado de SP, a internacionalização é essencial para a pesquisa de qualidade. Não basta investir so’ em quantidade de bolsistas, mas também deve-se verificar a qualidade dos investimentos. 

** O que achou das Informações? Deixe seus comentários ou dúvidas sobre o Ciência sem Fronteiras aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • ciências sem fronteiras fisioterapia
  • fisioterapia ciencias sem fronteiras

Comente Via FaceBook

Comentários

Bianca: Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Ver comentários (8)

  • Boa tarde,
    Tenho um parente (tio) que é da Rep.Dem.Congo e é medico (Clinico geral). Ele está buscando uma bolsa de estudo para uma especialização aqui no Brasil. Ele mora no Congo.
    Podem me ajudar? Alguma indicação?
    Agradeço,
    Etshindo Elando Ernesto Tomás
    Rio de Janeiro

  • Oi meu nome é Bruno concorri para estudar no Brasil não consegui agora eu queria saber se tem chance de ganhar um bolsa de estudo em Medicina.Sou Cabo-verdiano e tenho uma média resuavel por favor tentem me ajudar não importa a onde que for a universsidade.
    contactos pessoais:+2389242394
    brunoalves658@gmail.com
    Por favor tentem ajudar-me porque concorri somente para Brasil agora estou sem chão.

  • Gostaria de todas as informações para bolsas de estudos do curso de medicina. Que notas na faculdade tenho que ter para ser contemplada com uma bolsa dessas? Falo inglês fluente e estou no segundo semestre de medicina.

  • Adorei as informações, mas mesmo assim ainda tenho duvida, quais as instituiçoes e/ou paises eu posso me especializar na minha area, no casi a Terapia Ocupacional? Pra ser mais preciso, queria saber, se tem algumaa instituição no Canadá, EUA, Portugal, Alemanha ou Irlanda. Desde já, agradeço.

  • Olá, gostaria de saber se existe bolsa para graduacao medica no exterior e quais os pre-requisitos necessários? Obrigado

On