X

Como Estudar e Passar em Medicina – Técnicas e Dicas para Vestibular

A época do Vestibular é uma das mais importantes na vida dos estudantes, ainda mais para quem pretende cursar Medicina – o curso mais Concorrido das Universidades.

Devido a dificuldade de se ingressar numa boa faculdade que na maioria das vezes é sinônimo de instituição pública, muitos ficam alguns anos no Cursinho. Isso é normal, eu mesma fiz alguns anos de cursinho porque sempre quis estudar Medicina – um junto com o terceiro ano do ensino médio (mas não estudei direito) e dois depois (dai foi pra valer!).

Em tempos de Vestibular, a maior dificuldade é saber se organizar …

Assim, separei algumas dicas valiosas de Como você pode estudar e passar em Medicina ou no curso de seu interesse, são conselhos baseados em minhas experiencias e na de vários colegas, pois sempre fui muito observadora e agora torno públicas algumas de minhas constatações sobre o Vestibular. Espero que ajudem …

Durante o Ensino Médio …

Ter foco e planos é muito importante nesse período, pois quanto mais cedo você decidir sobre o que quer ser, mais tempo de preparação você terá. Pesquise sobre cursos e áreas de interesse – como Saúde (caso a primeira opção seja Medicina, veja outras profissões correlacionadas como fonoaudiologia ou fisioterapia) – veja os campos de atuação e se você se adequaria aos ambientes e funções, é legal participar de feiras nas Universidades e conversar com alunos.

Fora a decisão da carreira, é imprescindível que você aproveite o período da escola para estudar bastante – use seus livros e estude um pouco a mais, busque baixar provas na internet e desafios, caso não consiga resolver tire as duvidas com seus professores (eles terão muito prazer em ajudar alunos com sede de aprendizado). Se você vem da rede de ensino pública (como eu) o esforço deve ser maior ainda, pois a defasagem no aprendizado é inegável.

Preste vestibular como treineiro no segundo ano, pois essa é uma forma de você ver em que matérias está com mais dificuldades e assim estudar mais no terceiro. Além disso, faça os simulados abertos dos cursinhos como Anglo e Objetivo que é outra forma de preparação.

Como se Organizar no Cursinho …

Faça um Horário de Estudos com tempos para relaxamento

No começo do ano já elenque as matérias com mais dificuldade, no meu caso foram Matemática e física, procure estudar um pouco mais a fundo essas matérias (resolva mais exercícios e frequente o plantão de duvidas) assim você fica mais familiarizado aos tipos de exercícios e como os tópicos são cobrados em exames.

Mas isso não quer dizer que você so deve estudar so' algumas matérias, o importante é ter um Conhecimento Horizontal, ou seja, geral o que lhe permite pontuar uniformemente numa prova.

Nunca deixe se saber das atualidades politicas, sociais e em questões ambientais pois são frequentes temas de redação ou questões interdisciplinares. Treine redações desde o começo do ano, participe dos laboratórios e discussões – assim é mais fácil desenvolver argumentos críticos e defender pontos de vista.

Tenha uma rotina de estudos, sempre revise a aula do dia e faça a tarefa relacionada, se possível veja a aula seguinte e tente responder as questões da apostila – assim na aula você vê os pontos que precisa reforçar e tira duvidas. Aos finais de semana diminua o ritmo de estudos, é preciso relaxar – pratique alguma atividade física, saia com a família e amigos (mas nada de excessos com baladas e festas).

Tenha um cantinho reservado para seus estudos, cole resumos e lembretes na parede e deixe o local mais confortável. Estude no minimo  40 minutos de cada matéria, intercale os estudos, eu fazia assim Matemática e geografia, física e biologia – para não esgotar muito. Faça intervalos para se alongar, comer um lanche e tomar um ar na janela depois de umas 2 horas de estudo seguidas (ou em seu tempo máximo de concentração).

A Dica clássica – estude e faça simulados (assim acostuma-se com as horas de provas). Outra coisa, muitas pessoas vão ficar falando que estudam 8 horas ou mais e que nos fins de semana estudam o dia inteiro, e as vezes a gente pode ficar intimidado. Mas o importante não é a quantidade e sim a qualidade – não adianta ficar o dia inteiro sentado se voce estiver sem foco e distraído – portanto esquematize uma rotina progressiva (comece com poucas horas de estudo e vá aumentando ate o meio do ano, no final não se desespere e mantenha o ritmo).

Crie um Ritmo de Estudos

Qual Faculdade escolher? 

Eu sempre busquei as universidades públicas pelo fato de meu curso ter mensalidades caríssimas, fora o custo de livros e custos extras de sobrevivência! Caso possa, uma opção interessante é o Prouni em instituições privadas, mas para escolhe-las observe a nota no Enade e outras avaliações de profissionais do ramo.

Veja opções de estudo em outros Estados e cidades – eu prestei todas de São Paulo e uma no Rio de Janeiro, e conheci vários vestibulando que fizeram o mesmo – pois você terá custos morando longe, mas não chegarão nem aos pés de um curso pago de Medicina ou outro concorrido (fora que muitas Universidades oferecem auxílios e bolsas).

Veja também opções em faculdades privadas, mas com reconhecimento e qualidade na formação. Muitas oferecem bolsas para os primeiros colocados no vestibular.

Na Hora das Provas … Técnicas e Dicas

Se você tiver feito sua parte, estudando, as provas serão menos assustadoras do que parecem, pois os assuntos serão sempre os mesmos com diferentes carinhas nos enunciados. Assim tente manter a calma, não fique pensando "isso vai decidir minha vida" ou "não posso errar essa por que estudei…".

Use a técnica de fazer tudo o que sabe, ir pulando aquelas que não conseguiu resolver de primeira. Depois volte para pensar nas que teve duvida, quando faltar uma hora ou um pouco mais para o termino passe no gabarito as que já tem certeza e depois pense mais nas outras.

A maior dificuldade durante a prova é organizar o tempo. Como meu professor de Biologia do cursinho (Mou do Objetivo) falava, não queira ser Herói e resolver a questão mais difícil, perde-se muito tempo que poderia ser usado para outras questões mais fáceis. Para provas como o Enem, treino é fundamental – é preciso vencer o cansaço e interpretar muitos textos.

Outra dica, é levar um lanche leve – água fresca, uma fruta fácil de comer (tipo uva em caixinha), um biscoito salgado e um doce (eu preferia as balas `a chocolate). Vá com roupas confortáveis e não esqueça os documentos.

E para complementar essas dicas acima, assistam ao video do Vlog Mediários, um projeto meu e do Fabio:

** Ficam as Dicas e algumas Tecnicas de Estudo, tenho certeza que vão ajudar a você se preparar e Passar no Vestibular! Ah, deixe seus comentários ou duvidas aqui em meu Blog…

Assuntos do Artigo
  • como passar em medicina
  • como passar no vestibular de medicina
  • como estudar para medicina
  • como estudar para passar em medicina
  • passar em medicina
  • estudar medicina
  • como estudar para vestibular de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

Bianca: Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Ver comentários (592)

  • Quais são suas dicas para conseguir interpretar os exercícios de matemática e, principalmente, física, que são minhas maiores dificuldades. Obrigado.

    • Olá Caio, essas matérias exigem muito treino, pois cada enunciado cobra uma mesma matéria de maneiras distintas (muitas resoluções exigem uma saídas "criativas" ou as famosas "sacadas" e isso só se consegue com muita repetição de exercícios).

      Minhas Dicas são, portanto, 1-tentar resolver as questões da aula antes do professor, caso esteja no cursinho, ou ver os tópicos da matéria antes do professor explicar isso melhora bastante seus rendimento na aula - permite que você tire mais dúvidas, compare resoluções, veja os diferentes raciocínios ou mesmo identifique onde está errando mais e onde precisa melhorar;
      2- treinar toda semana exercícios gerais (tipo simulados on-line, no site do Etapa tem um sistema de simulados bem legal...) assim você treina tempo e raciocínio;
      3- resolva questões de lógica, pois são ótimos para treinar a interpretação de problemas matemáticos;
      4- Quando for resolver questões de física, principalmente, após identificar o tema (tipo energia) tente relembrar as fórmulas e teoremas principais que com certeza podem estar englobados na resolução (como conservação da energia, teorema da energia cinética e trabalho, potência elétrica...) isso acelera a interligação dos dados fornecidos (tipo se ele está falando de espelhos esféricos com certeza você terá de diferenciar por algum detalhe se é convexo ou côncavo,por exemplo pelo tipo de imagem formada ou sinal da distância focal).
      5- procure colocar letras nas incógnitas com as iniciais do que vc está procurando, por exemplo p para preço, parece bobo mais na hora da organização facilita muito em relação aos convencionais x e y...
      6- grife partes do enunciado enquanto lê, aqui as palavras-chave ajudam na resolução, bem como facilitam uma possível revisão sua da questão posteriormente (tipo vc pula e volta depois, ou volta para conferir quando sobra um tempinho)...
      7- Frequente os plantões de dúvidas da escola ou cursinho, neles vc tem um ajuda mais pessoal e tem a possibilidade de entender e ver novos modos de responder as perguntas...

      No mais é só treino, lógico que há aqueles com uma facilidade meio que natural a exatas, mas aqueles com dificuldades em matemática e física (e eu me incluo nesse grupo) podem melhorar consideravelmente caso treinem bastante e se desbloqueiem na hora de responder as questões (tipo não pegue as questões já dizendo que não consegue resolver...etc)

      Espero ter ajudado um pouco, caso tenha mais dúvidas mande para cá =)

      • Oi Bianca, tudo bem ? Então, tenho 16 anos e faço o 2* ano do Ensino Médio, e meu sonho e fazer medicina. Gostaria de saber, que tipo de apostilas, livros você estudava para prestar os vestibulares ? E se os cursinhos preparatórios ajudam muito ? To com medo de fazer os vestibulares e não conseguir passar em nenhum !

        Beijoos.. Adorei suas dicas !

        • Olá Janaina,

          eu estudava por apostilas de cursinhos - anglo e objetivo - algumas eu peguei emprestadas de amigos e primos, outras eu ganhei ao fazer o cursinho... Eu também usei aqueles Guia do Estudante de Atualidades 

          Eu acho que os cursinhos ajudam muito, dão mais base nos conteúdos, material de estudo, oportunidade de fazer simulados e tirar duvidas... Se você tem esse medo, fazer um cursinho te ajudaria, principalmente a se sentir mais confiante e preparada.

          Qualque nova dúvida mande para cá :)

    • Olá Bianca, inicialmente  gostaria de agradecer por suas dicas , espero que eu faça um bom uso delas. Então... tenho 14 anos curso o 2 ano do Ensino Médio e medicina sempre foi meu sonho, desde que me entendo por gente, minhas notas são razoáveis , tenho uma facilidade maior com humanas, química em alguns assuntos até consigo entender e resolver questões complexas ,entretanto no caso de física sou péssima, o que me preocupa bastante. Fora a questão que sempre acho que estudei pouco e que vou tirar nota baixa, pretendo fazer um ótimo segundo ano, pois achei baixa a média (541,30 ) que alcancei no ENEM e decidi estudar mais, porém estou muito confusa com relação a organização dos meus estudos e queria muito pedir sua ajuda, em como organizar o tempo para dar pra estudar as matérias que os professores dão no dia e sites(tipo os que vc usava) que tenham  banco de questões que abrangeiam as matérias e seus respectivos assuntos. 

         Ás vezes sinto-me intimidada na sala de aula pois sempre parece que todos estão à minha frente, e quanto mais eu tento acompanhar parece que  faço é retroagir , isso me tira fora de campo. Queria saber se vc já sentiu isso , se sim , como resolveu.

      Bjoooos, e muitíssimo obrigada.

      • Olá Déborah,

        elaborar um roteiro de estudos não é super simples, depende de cada um...mas posso dar algumas dicas:

        * se estudar de manhã, ao chegar em casa reserve um tempo para almoço, banho e também um descanso de meia hora... Depois disso comece a estudar...

        * Tente estabelecer metas diárias de estudos, por exemplo revisar o que teve em aula (isso é muito importante, é uma forma de se adquirir o hábito de estudar regularmente e não apenas um dia antes da prova.... com isso os assuntos vão sedimentando muito mais na sua mente)

        * eu gostava de acessar sites como Só Matemática, Só Biologia etc para resumos, lembretes de fórmulas... Para ver resolução de provas de vestibulares eu acessava os sites dos cursinhos (sempre tem um link de Resolução Comentada), por exemplo o do Objetivo, Etapa e Anglo...

        * Estude duas hora e faça uma pausa para se alongar, beber água e depois volte... Isso para não te esgotar demais (depende muito do seu jeito de estudar, as vezes alguém que estuda só duas horas por dia absorve mais do que estuda oito... Por que? Pela qualidade, concentração nos estudos... Então, atenção para o rendimento do seu estudo)

         

        Muitas vezes a gente se sente intimidada, mas isso é normal... Sempre há aquelas pessoas que tem uma facilidade e inteligências apreciáveis, mas faça disso um incentivo maior para você estudar, aprender mais também... Não dá para se saber tudo, mas você pode se esforçar para aprender o seu máximo! O que eu faço nessas situações (pois na faculdade me sento muitas vezes assim): tento entender o porque que não estou respondendo uma questão do prof, se é porque eu  não estudei o suficiente, se eu não faço ideia e parece coisa do outro mundo ou se eu estava distraída mesmo... Na maioria das vezes, a resposta que encontro é a primeira "não estudei como deveria", isso faz com que eu não me intimide e sim tenha vontade de estudar e buscar melhorar!!!

         

        Espero ter audado de alguma maneira, qualquer dúvida mande para cá!!

  • Olá,sou Ellen e tenho 16 anos.Quer parabenizá-la pelas dicas e por ser solidária em divulgá-las,pois nem todo mundo tem essa boa vontade. Pretendo cursar medicina e me tornar pediatra.Estou no segundo ano e farei enem como treinera.No colégio onde estudo houve o primeiro simulado e meu resultado não foi muito bom pra quem quer ser médica,mas como já disse anteriormente,foi o primeiro.Um fator que me prejudicou foi o cansaço,acho que foi um dos motivos pelo qual não consegui o resultado satisfatório,mas,também a insegurança.
    Quando o gabarito foi divulgado,a maioria das alternativas que eu tinha pensado em marcar eram justamente as corretas,e não marquei com medo.O próximo ocorrerá num sábado e domingo,simulando o enem mesmo e acredito que conseguirei uma pontuação melhor.Suas dicas serão valiosíssimas para meu futuro e espero que fique feliz em ter ajudado quem realmente quer essa carreira. Um dia,ouvirá falar de mim,pois serei uma médica com o objetivo de mostrar aos jovens que é medicina é difícil,mas não é impossível;afinal,quem acredita sempre alcança.
    Muito Obrigada:D

  • Sou Tec. em enfermagem e quero fazer o curso de medicina, sei que é muito concorrido e agora então que seremos avaliados pela prova do enem não iremos, mais fazer à prova na própria universidade se tornará mais difícil passar.
    O que eu devo fazer? quais dicas me daria pra eu seguir e realizar o meu sonho!

    • Olá José Marcos,

      o vestibular realmente está ficado mais difícil, mais especificamente o Enem porque como pessoas de todo o Brasil podem concorrer as vagas distantes as notas de corte para Medicina ficam bem altas ... Mas como nem todas as Federais aderiram totalmente o enem para selecionar alunos a coisa não é de tudo impossível kkk.

      As Dicas básicas são estudar bastante as matérias específicas, ter um conhecimento geral sobre todas as matérias e saber bastante atualidades (esse ano os temas mais pedidos em prova provavelmente serão Ilhas Malvinas, União Européia, Blocos Econômicos, Questão da transição para democracia nos países da Primavera Árabe....). Treine redações e leia editoriais de jornal - geralmente a nota da Redação é critério de desempate ou mesmo de diferenciação entre os candidatos.

      Faça muitos simulados para estar sempre apto a fazer provas de longa duração (como o enem) e aprender a manter o controle da ansiedade e nervosismo...

      *** Estude e mantenha a calma - não esqueça de ter momentos de relaxamento e distração!! - e tudo vai dar certo ...

  • . Ola minha querida, é qe assim, ainda não estou no Ens.Médio , mais estou na 9ANO e ja é um passo pro Ens.Médio como voc sabe . eu tenho muitas dificuldades em Matematica , posso ate prestar atenção, mais não entra na minha cabeça :x ' e isso as vezes me irrita . em Fisica ate que eu sei , mais preciso melhorar cada dia mais . e como voc falou , nós que queremos fazer faculdade de Medicina precisamos estudar muito , e todas as materias . mais sempre te umas qe são mais escolhidas . e da Medicina são quais ?' como faço pra me concentrar mais nas aulas , e aprender Matematica ?' Obrigada (:

    • Olá Sabrina,
      para efeitos de vestibular, como eu disse, você deve ter um conhecimento geral bom - se for prestar fuvest (USP) por exemplo terá no segundo dia da 2ª fase uma prova dissertativa de todas as matérias...
      Mas além do conhecimento "Horizontal" você deve se aprofundar nas matérias específicas que são Biologia, Química e Física (praticamente todas as faculdades tem essas matérias na 2ª fase com peso maior), a Unifesp por exemplo além dessas matérias tem matemática como mat. específica...
      Outro ponto de estudo importante é Português e Redação, vale muito na nota final...

      Quanto a aprender matemática posso te dar algumas dicas básicas que funcionaram comigo - tbm tinha dificuldade, mas eu fui correr atrás do prejuízo no cursinho e você tem vantagem de estar ainda no 9º ano ;)
      * primeiro se comprometa a aprender e estudar a matéria sem aquela idéia fixa: eu não entendo e pronto! Por exemplo, nas aulas anote dicas que o professor passa ao resolver ou explicar um assunto (eu costumava anotar o passo a passo mesmo que básico para internalizar...)
      * treine mais de 3 vezes por semana exercícios de matem. e além das tarefas para casa e e trabalhos busque imprimir concursos, questões de vestibular da matéria que estiver estudando... Peça ajuda para o professor, com certeza ele ficará feliz em ajudar...
      * Caso tenha problemas com raciocínio lógico (eu tinha) pegue questões-desafios para treinar, sudokus (comece com o básico e vá progredindo) ...

      Não limite seu conhecimento, pode ser que você encontre muita dificuldade, mas não desanime e continue estudando porque por mais que você não vire uma campeã de olimpíadas de matemática (caso não tenha aquela aptidão plena para exatas) você coseguirá ampliar muito suas habilidades - pois essas são em parte vocação natural mas em parte esforço e trabalho mental =)

      Grande abraço ....

  • Ola,quero fazer medicina também,mas eu quero saber quais as matérias necessarias para que eu possa fazer um bom vestibular e para que eu(se eu passar) possa ir bem nas aulas pois quero pesquisar um pouco sobre essas matérias que eu quero saber.
    Você sabe essas matérias?
    *Obrigado.

    • Olá Nelson,

      como nas respostas a perguntas anteriores, eu digo que para o exame vestibular você deve ter um conhecimento amplo (todas as matérias um pouco - não se matar e decorar tudo o que puder... pois isso não funciona)... Busque aperfeiçoar as matérias que domina (para ter pontos garantidos) e nunca se esqueça de estudar aquelas que tem dificuldade para melhorar cada vez mais...

      As matérias mais centradas na área da saúde são Biologia, Química e Física - você terá questões referentes a elas nas provas específicas, além de que no ensino superior seus conhecimentos do ensino médio serão a base para o que irá aprender - Em Medicina estuda-se muiiiito Bio-química (todas as reações que ocorrem no seu corpo, por exemplo, na coagulação sanguínea a gente aprende no ensino médio o chamado "efeito cascata" com umas 3 reações, já na faculdade você verá no mínino umas 30 reações que ocorrem.... Já a física está super presente no funcionamento do organismo, para você ter uma ideia seu cérebro funciona a base de descargas elétricas (mili volts), suas células possuem potenciais elétricos, seu coração bate por conta de impulsos... Enfim, conhecer essas matérias, além de ajudar no vestibular te preparam para o conteúdo da faculdade.

      Espero ter ajudado = )

On