Aos vestibulandos de plantão que estão pesquisando sobre as diversas Universidades públicas e Faculdades que vão prestar vestibular, hoje vou falar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Confira informações sobre a seleção no vestibular, número de vagas e notas de corte, como é a Grade Curricular e mais…
É sempre bom pesquisar sobre os cursos antes de se prestar, para ter noção de como é a infraestrutura, o método de ensino-aprendizagem e como a instituição é reconhecida. No caso da UFMS, o curso de Medicina foi avaliado com 3,15 (de 5) no Enade 2010.
Como é o Curso
A graduação em Medicina na UFMS tem 6 anos de duração (divididos em 12 períodos ou semestres), nos quais os dois últimos anos é feito o estágio prático ou, também chamado, Internato em Hospitais e Postos de Antedimento Médico. Há 60 vagas oferecidas a cada início de ano, a graduação é em período Integral, totalizando 8653 horas-aula.
O objetivo é formar um profissional capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, exercendo atividades referentes à promoção, prevenção, tratamento e recuperação da saúde da comunidade. Deve também possuir capacidade de comunicação, liderança, iniciativa, administração dos recursos e busca de novos conhecimentos.
O curso de Medicina da UFMS pretende formar médicos que elaborem diagnósticos e tratem moléstias cientes do impacto social e emocional da doença no indivíduo e em sua família. Que tenham clareza sobre as medidas de prevenção de doenças e manutenção e promoção da saúde.
Grade Curricular
Para ter acesso ao currículo da graduação, com as matérias obrigatórias por período e as optativas, clique aqui.
Infraestrutura da UFMS e Histórico do Curso
O curso de Medicina na UFMS iniciou suas atividades em julho de 1966, quando foi criado o ICB (Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande), juntamente com o curso de Farmácia e Odontologia.
Depois de trinta e cinco anos, o curso ganhou autonomia com a criação da Faculdade de Medicina, em 19 de setembro de 2005, pela Resolução COUN nº 27 sendo neste momento vinculada ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, e posteriormente a Faculdade de Medicina (hoje localizada no prédio da Unidade IX, no mesmo pátio do Hospital Universitário, onde acontecem as aulas teóricas, e grande parte de suas atividades).
Como é o Vestibular?
O ingresso no curso de medicina se dá por meio do SiSU. Não há ingresso no meio do ano. As 60 vagas disponíveis, das quais 10% são reservadas para políticas de ação afirmativa, são preenchidas no primeiro semestre de cada ano, levando-se em conta a nota obtida no ENEM.
A nota de Corte de Medicina na Federal de MS foi 784,77 no sistema de ampla concorrência do SISU de 2013.
** Deixem suas dúvidas e comentários sobre Vestibular de Medicina aqui no Blog…
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
Descobri que a ultima convocada pela lista de espera de 2013 foi a AMANDA BARBOSA LUCAS RIBEIRO, mas n consigo descobrir a nota.