Voltando a falar dos cursos de Medicina de instituições públicas do país, hoje vou falar da graduação de Medicina UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). O curso é novo, sua primeira turma iniciou nesse ano de 2015 e sua nota de corte esteve entre uma das mais altas do sitema Enem (SISU) de seleção. Vou comentar um pouco sobre o Grade curricular, Infraestrutura e vestibular da UEMS.
Informações sobre o Curso
O Curso de Medicina UEMS, com início da primeira turma em 2015, visa preparar profissionais com sólida formação teórico-prática da Ciência Médica, possibilitando a inserção do estudante nas diferentes práticas e cenários objetivando ultrapassar a visão individualista do ser humano, garantindo compreensão abrangente e integrada do processo saúde-doença, dentro de rigorosa postura ética.
A metodologia de ensino-aprendizagem é o PBL: O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante “como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo”, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização.
(Fonte: site oficial da UEMS)
Como é o Curso?
O curso é na Unidade Universitária de Campo Grande – MS, em Turno Integral. São 48 vagas anuais, com duração mínima de 06 (seis) e máxima de 09 (nove) anos. A Carga Horária efetiva do curso é de 8.926 horas. Estou procurando mais informações e a opinião dos estudantes de lá, assim que souber mais novidades atualizo o posto.
Curriculo do Curso Medicina UEMS
A grade curricular é organizada por módulos temáticos, acesse o conteúdo programático com as disciplinas do curso: Clique Aqui
Infraestrutura da UEMS e Fotos do Campus
A UEMS estabelece parcerias com os serviços de saúde, da cidade de Campo Grande e do Estado, e assim assegura não só o espaço de aprendizagem (unidades básicas de saúde, hospitais), como também a participação dos profissionais de saúde como seus preceptores, durante o tempo que estiverem estagiando nesses serviços.
No inicio do ano de 2015, as obras não estavam concluidas e as aulas estavam acontecendo na Universidade Estácio de Sá. A universidade tem um custo de implantação de cerca de R$ 42 milhões. São pouco mais de 16 mil metros quadrados de área, cinco blocos de sala de aula, laboratórios, biblioteca e anfiteatro próprio.
Vestibular e Seleção
A seleção ocorre pelo sistema SISU que utiliza a nota do Enem como Vestibular. Em 2015, a nota de corte foi 796,99 – a maior nota de corte entre as instituições de Ensino Superior do MS.
Aguardem mais novidades sobre o curso de Medicina UEMS…
Comente Via FaceBook
Comentários