X

Medicina Universidade Federal do Paraná – Currículo Curso e Vestibular

Uma das melhores Universidades Públicas do País é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o seu curso de Medicina tem aulas ministradas no Campus de Curitiba, uma excelente cidade para se morar (boa opção para quem presta vestibular de outros Estados).

Se você é vestibulando fique atento para as informações a seguir sobre como é o Curso de Graduação em Medicina pela UFPR, seu Currículo, Fotos do Local, Vestibular e mais.

Como é o Curso de Medicina na Federal do Paraná ?

O Sistema de Ensino é o Tradicional, em que nos 4 primeiros anos o aluno aprende as teorias da Medicina, a partir do terceiro ano vai a campo e tem aulas praticas com contato com pacientes, e nos quinto e sexto ano ocorre o Internato (em que o aluno atua e pratica todos os aprendizados adquiridos no curso).

Cada ano da graduação é dividido em dois Períodos (Semestres). Neles são distribuídas as matérias básicas do currículo medico. O Estudante conta com Bibliotecas atualizadas, Laboratórios, Restaurante Universitário e mais.

A estrutura da instituição é muito boa, sendo que a Faculdade de Ciências Medicas conta com os Departamentos de: Anatomia; Biologia Celular; Bioquímica; Cirurgia; Clínica Médica; Estatística; Farmacologia; Fisiologia; Genética; Medicina Forense e Psiquiatria; Oftalmo-Otorrino; Patologia Básica; Patologia Médica; Pediatria; Saúde Comunitária e Tocoginecologia.

Grade Curricular de Medicina UFPR

Acesse a grade de aulas, matérias e horários do curso pelo link a seguir: Grade Curricular

No primeiro período são ministradas aulas de Anatomia, Histologia, Genética e Evolução, Biologia Celular, Saúde Sexual do Adolescente, Bioquímica e Detecção precoce de drogas. No segundo período são ministradas aulas de Neuroanatomia, propedêutica medica, Histologia, Biofísica e outras. No nono período já ocorrem os estágios Multidisciplinares nas diversas especialidades medicas.

Fotos do Campus de Curitiba (Medicina e outros cursos)

Prédio Principal da UFPR em Curitiba
Hospital das Clinicas da UFPR – local onde os Estudantes de Medicina fazem o Internato e Residencia Medica

Vestibular – Provas e Redação

A 1ª Fase é composta de 80 questões de conhecimento geral (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Português, Geografia e Língua Estrangeira Moderna). A 2ª Fase é dividida em duas etapas: Compreensão e Produção de Textos e Provas Específicas.

A UFPR substituiu a tradicional redação dissertativa-argumentativa (modelo ENEM, Fuvest) por 5 propostas mais curtas porém mais abrangentes quanto ao tema, flexibilidade e conhecimento de mundo do candidato, semelhante ao que a Unicamp vem fazendo nos últimos vestibulares.

** Gostou da Universidade Federal do PR? Deixe seu Comentário ou dúvidas para o Blog…

Assuntos do Artigo
  • medicina ufpr
  • grade curricular medicina ufpr
  • ufpr medicina
  • prova específica de medicina ufpr
  • faculdade de medicina em curitiba

Comente Via FaceBook

Comentários

Bianca: Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Ver comentários (53)

    • Olá Thaís,
      a prova específica da UFPR para o curso de Medicina tem 10 questões discursivas de Química e Biologia, valendo 4 pontos cada, totalizando-se 40 pontos. Além disso, há a prova de Compreensão e Produção de Textos, que todos os candidatos deverão fazer, a qual tem valor de 60 pontos e é constituída de até 07 questões discursivas.

  • Bom Dia!
    Sou Lageana, e tenho filho de 16 anos q concluirá 2º agora Dezembro, nosso sonho meu,marido e do nosso filho é medicina, mas não temos condições de pagar particular, então peço se podem me esclarecer algumas dúvidas:
    * Não paga nada á faculdade?
    * Como e Quando podemos escrever no vestibular e se é muito comcorrido?
    * A cidade tem custo de vida muito alto
    Graças a Deus temos uma vida estável aqui, mas se for para o meu filho seguimos juntos e batalhamos até o fim. Um abraço Obrigado!

    • Olá,

      existem várias faculdades de medicina públicas - as Federais e Estaduais - em todos os Estados e que possuem cursos de Medicina de qualidade e gratuitos, como a Federal do Paraná, a UEL de Londrina, a USP de São Paulo... uma dica para pesquisar instituições públicas é vendo no site do MEC... Além dessas, há diversas particulares, mas o curso de medicina possui mensalidades muito caras na faixa de 3 a 4 mil (mais ou menos)....

      Esse curso é bem concorrido, nas universidades com poucas vagas como a UFTM de Minas Gerais (com 40 vagas) a concorrência chega a 167 candidatos por vaga... Na UEM de Maringá (também com mais ou menos umas 40 vagas) tem concorrência de 200 ou mais/ por vaga, vale a pena pesquisar pois há instituições com menos candidatos por vaga... Mas não desanimem, basta estudar e se preparar desde já... Termine estudando muito o ensino médio e faça um bom cursinho...

      A Cidade de Curitiba, na qual está a UFPR (Federal do Paraná) possui um custo de vida médio, mas caso tenham necessidade as universidades Federais oferecem Bolsas auxílio - de moradia, de iniciação científica, auxílio para aluno-monitor... e muito mais... além disso o ideal para quem vai morar longe de casa é ir para pensionatos ou alugar um apto com colegas, no começo pode ser mais difícil, até encontrar alguém com quem se dê bem, mas depois vai ser melhor para dividir as despesas... afinal são no mínimo uns 6 anos de estudo...

      Bom espero ter ajudado.. qualquer dúvida mande para cá

  • OLA, estou no terceiro ano de ENFERMAGEM, minha prima está no segundo de medicina na FEDERAL DO PARANÁ, realmente ela fala que os docentes são ótimos e a instituição melhor ainda, minnha duvida é:
    o que a graduação em enfermagem poderá me ajudar uma vez entrando em um curso como medicina, já que venho me preparando desde já.

    • Oi Claudir,

      penso que com a formação de enfermagem você já entrará na faculdade de Medicina com uma visão mais prática do ambiente de trabalho dos hospitais e da relação com pacientes... além disso durante o curso algumas matérias são semelhantes, vc já terá certos conhecimentos de anatomia, fisiologia e doenças que podem te dar uma base para a formação médica...É claro que em Medicina as matérias serão mais aprofundadas, cada detalhe do funcionamento do corpo será passado, além de que vc aprenderá a fazer os diagnósticos e prescrever as medicações, ao contrário dos enfermeiros que não determinam o tratamento e sim, o executam...

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida mande para cá!

  • olá, eu gostaria de saber se é verdade que a 2º fase irá cair no mesmo dia da Unioeste ? pois se for verdade muitos alunos serão prejudicados com esse evento

On