X

Sobre

Olá queridos internautas,
meu nome é Bianca Gabriela, sou uma pessoa apaixonada pela Medicina e tudo o que diz respeito à área da saúde… Amo literatura, música, cinema, minha família, a natureza, fazer viagens, estudar coisas novas… Vou contar um pouco da minha história e porque criei esse blog (espero que tenham paciência de ler rsrs) =)

Em 2013 iniciei o curso de Medicina na USP (Universidade de São Paulo), trilhei um caminho difícil até conquistar esse sonho, mas sei que há ainda uma longa jornada até ele se completar (após a formatura e residência)!!
Vivenciei a dificuldade do Cursinho como muitos vestibulandos, fiz dois anos de Cursinho Objetivo e nesse período aprendi muito, não apenas disciplinas do vestibular, mas aprendi mais sobre mim – a cada dia tinha uma nova lição de superação, força de vontade, dedicação, fiz novas amizades (pessoas que me apoiaram e ajudaram muito nesses anos!!).

Como vim de estudei em escola pública com ensino médio integrado ao técnico (de Administração), tive grande defasagem no preparo para os exames vestibulares. Eu cresci muito nesse curso, aprendi sobre economia, capitalismo, as leis de Mercado, tive noções de direito, sociologia e psicologia (nas aulas de RH)… Mas eu nunca me encaixei nesse tipo de profissional, trabalhando em bancos ou escritórios, sempre pensei na área da saúde – me via trabalhando num hospital, estudando o corpo humano (essa máquina maravilhosa que Deus criou), trazendo alívio e cuidado às pessoas, enfim…

Escolhi a Medicina (acho que fui a primeira da família, não tenho pais nem nenhum parente médico) e comecei a lutar por ela… No primeiro ano de cursinho eu aprendi muitas coisas básicas e matérias que não vi na escola, estudava em casa, não tinha muita disciplina e um ritmo de estudos, mesmo assim consegui passar para Medicina na UFF do Rio de Janeiro, na Famema (Marília) e pela Segunda Opção da Fuvest, na Santa Casa… Fiquei super feliz pelas aprovações, mas não tinha condições de pagar uma particular ou de ir morar longe de casa…    

O resultado foi que tive que fazer mais um ano de cursinho, dessa vez estava focada em passar num Vestibular em São Paulo (meu sonho sempre foi USP, trabalhar e estudar no HC rsrs). O começo do segundo ano de cursinho foi muito difícil para mim, porque eu ficava pensando que minha escolha tinha sido errada, pensava: "meu Deus, e se agora eu não passar em nenhuma faculdade!!", não sei bem o que foi, mas bateu um desespero… 

 

Mas consegui uma bolsa de estudos no Objetivo, e me animei para estudar, além do mais reencontrei vários colegas do ano anterior… Optei por estudar na sala de estudos do cursinho, para manter o foco 100%… Chegava cedo, ficava lendo livros, tentando resolver os exercícios da aula ou dormia um pouco mesmo rsrs, as aulas eram da 7:30 as 13:00, daí almoçava e voltava aos estudos. Ficava, normalmente, até umas 7 ou 8 da noite … Aos sábados eu ia cedo para o cursinho e ficava até umas 4 horas (em dias normais) ou até 18/19 horas (quando tinha simulado), frequentava o plantão de dúvidas de exatas sempre que podia…

Nesse ano, eu evolui bastante, melhorei minha forma de estudar, de ter concentração, fazia diversos simulados e não faltava nas aulas de redação… Foi nesse ano também que eu consegui ler mais livros (postei vários resumos aqui no blog tanto os do vestibular quanto livros clássicos, de entretenimento, de aventura, de romance (para aliviar a depressão do cursinho), livros sobre sociedade, enfim foi bem produtivo no quesito literatura rsrs.

No final os resultados foram muito bons – realmente valeu a pena toda a dedicação e eu ter tentado mais um ano… Eu passei na UFF (pelo SISU), passei na Usp e na Unicamp!!! A Sensação de alivio e felicidade de ver o seu nome na lista e saber que vencemos essa etapa da vida é incrível!!!

Por fim, eu decidi criar esse Blog, ABC da Medicina, para ele ser um canal de comunicação entre os vestibulandos de Medicina – com dicas de Estudos, Cursinhos, Faculdades e suas dificuldades – assim como entre Estudantes de Medicina – com postagens sobre Matérias do currículo base do curso como Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, além de discussões sobre casos clínicos e outros assuntos da Área Médica. 

Pessoas interessadas em aprender mais sobre o funcionamento do Corpo humano, Saúde e doenças – suas Causas, Consequências e Tratamentos – também são bem-vindas a participar do Blog com Comentários, Dúvidas e Sugestões…

Ver comentários (24)

  • Bianca Parabéns!!!!

    Você é uma moça de ouro!!! Bom seria se todos os jovens fossem dedicados e esforçados nos estudos... o mundo seria bem melhor... Espero que você sirva de exemplo para muitos jovens que desejam cursar medicina...
    Sucesso e muitas felicidades!!!
    Andrea

  • Olá querida td bem contigo?!
    Eu sei que ja faz um tempinho que vc publicou onde eu estou comentando mas queria saber onde foi que vc fez cursinho?!
    Bom obg desde já, ñ sei se vc vai conseguir visualizar meu e-mail senão aki esta: jadenunes@terra.com.br Se puder responder pra ele eu agradeço mas vou voltar aki pra ver sobre isso e tmb da uma olhadinha nos teus posts, Me identifiquei mto contigo pelo fato de medicina pra mim tmb ser um sonho desde criançinha..rsrs

    Boa Sorte pra ti td de bom!

    • Oi Jade, tudo bem?

      bom eu moro em São Paulo e fiz um ano de Cursinho aos sábados junto com o terceiro ano do ensino médio - no Cursinho da Poli da Lapa (é tipo comunitário) - confesso não ter me dedicado bastante nesse ano porque como fazia curso técnico tinha que estagiar e fazer TCC, então acabei não estudando o suficiente.

      No ano seguinte, escolhi estudar no Objetivo, primeiro porque o preço dentre os bons cursinhos era o melhor (Anglo era suuuper caro, Poliedro e Etapa idem). Estudei bastante e surtiu efeito, recomendo o sistema deles, pois você vai ter uma boa base - das aulas, livros e professores - e terá "tempo" de estudar, pois já ouvi muitas pessoas que fazem Poliedro e Anglo dizerem que tem muuitas aulas, mas o tempo de estudo individual fica defasado.

      O melhor de tudo é você estudar fazendo exercícios, provas anteriores das faculdades que for prestar e fazendo vários simulados, porque você começa a pegar o jeito dos exames, melhora o tempo e concentração...

      No mais é só treinar, não se apavorar durante os vestibulares (daí a importância dos simulados) e manter o foco durante o ano todo de preparo - é super difícil tem horas que você quer desistir, parece que nada que você está estudando vai cair nas provas ou que não vai dar tempo de ver todas as matérias, e ainda por cima tem sempre muitos concorrentes aonde quer que você for estudar - o que não te deixa esquecer nunca o quão concorrido é Medicina!

      Mas não desista do seu sonho, porque ver seu nome na lista de Aprovados é a maior Vitória, Felicidade, Alívio, Euforia, (.....) que se pode sentir (não importa quanto tempo leve para acontecer)!!!

      Obrigada por acessar e comentar no meu Blog =)
      (Tenho uns posts com mais dicas para vestibular, resumos de livros e informações sobre faculdades... fica a dica)

      Grande Abraço

  • Bonita sua história. Estou cursando o terceiro ano do colegial e vou prestar medicina , sua história de superação me motivou bastante a estudar mais e persistir! Parabéns e muito sucesso :)

  • Oi :)
    também me chamo Bianca, estou ainda decidindo se vou mesmo cursar medicina.Estou no terceiro ano e, pra ser sincera , estou muuuuuuuito indecisa. Queria conversar um pouca com vc jáa que vi que vc tem disponibilidade para responder as perguntas do blog,
    espero respostas. beijos.

  • oi Bianca eu tenho 15 anos, gostei de mais da sua história e pretendo correr atrás desse sonho também, e pretendo chegar onde você, chegou estou com muita duvida nessa questão de medicina, pois eu quero fazer medicina mais não sei bem se essa e a hora certa de eu tá pesquisando já isso estou achando muito cedo, mais ao mesmo tempo eu sonho em ser medico, quais procedimentos que eu devo tomar para ser um bom medico, e o que devo fazer?

    obrigado pela atenção
    um abraço!

    • Oi João,

      quanto mais cedo você buscar informações e se preparar para a vida profissional melhor, afinal você terá tempo para ler sobre o curso, visitar faculdades, conversar com profissionais e ver se é isso mesmo que quer fazer... Como é seu sonho ser médico invista agora, estude bastante, leia bastante - isso é fundamental para qualquer desenvolvimento intelectual, conhecimento geral, aumenta suas vivências... - vá em visitas monitoradas nas universidades - a Usp e a Unicamp tem feiras muuito legais sobre os cursos e você aproveita e conhece o campus..

      Além de estudar bastante para entrar numa faculdade, estudar demais durante o curso, e continuar estudando depois de formado (ficando sempre ligado nas novidades da Medicina..), você deve amar essa profissão, e gostar de lidar com pessoas e ajudá-las, na maioria das especialidades, o contato com pessoas será intenso e você deverá ser um profissional humano no tratamento...

      Não sei se respondi o que perguntava, mas qualquer outra dúvida ou comentário mande para cá ;)

On