Vestibular Bianca

MedEnsina – Cursinho Gratuito da Faculdade de Medicina USP, Informações

Se você quer se preparar para o Vestibular, estudando num bom curso Pré vestibular, mas não tem tantos recursos, a dica de hoje é o cursinho popular da Faculdade de Medicina da Usp – o Med Ensina. Confira informações sobre o curso, como funcionam as aulas, como se inscrever e estudar no Med Ensina, e mais aqui no ABC da Medicina…

Como Funciona o Cursinho?

O Curso Pré-Vestibular MedEnsina é uma extensão organizada por alunos voluntários dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. A organização do curso como um todo é feito pelos próprios acadêmicos, os quais se comprometem com o projeto e atuam como professores, plantonistas e diretores.

O Curso é gratuito, sendo que a única taxa cobrada é a taxa de inscrição no processo seletivo. Quanto ao material didático, esse é doado pelo Curso Pré-Vestibular ETAPA e disponibilizado sem qualquer ônus aos alunos do cursinho. Todo ano são oferecidas 180 vagas para vestibulandos, que são selecionados através de uma prova e avaliação socioeconomia.

Como são as Aulas e o Plantão de Dúvidas?

Foto da Sala de Aula do Med Ensina

A grade horária do Curso é constituída por aulas regulares noturnas ministradas, pelos alunos da faculdade, de segunda à sexta-feira, das 18h45min às 23h. O curso é anual e oferecido em regime extensivo, apresentando todo o conteúdo exigido pelos principais vestibulares. As aulas do cursinho realizadas em anfiteatros cedidos pela Faculdade de Medicina, a qual se localiza na Av. Dr. Arnaldo, 455, ao lado do metrô Clínicas. 

Há ainda atividades extras, como aulas de reforço e plantões de dúvidas, realizadas das 18h às 18h45min. O curso também oferece simulados, filmes, tutoria, visitas culturais e outros eventos, alguns dos quais, realizados aos sábados.

Como Participar do Cursinho MedEnsina?

 Os interessados devem fazer uma inscrição presencialmente e pagar uma taxa no subsolo da Faculdade de Medicina da USP (Av. Dr. Arnaldo 455), próximo ao metrô Clínicas, nos dias e horários estipulados no Calendário do Processo Seletivo, disponível no site oficial (www.medensina.com).

Histórico do Cursinho Comunitário MedEnsina…

Foto da Faculdade de Medicina da USP – FMUSP

Em 2002, acadêmicos do segundo ano da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) idealizaram um curso pre-vestibular  sem fins lucrativos voltado aos alunos de baixa renda, auxiliando-os a atingir a universidade publica. Acreditavam na existência de muitos bons alunos da rede publica que não conseguiam acessar um ensino de boa qualidade e que, por isso, muitas vezes, deixavam de ser aprovados em processos seletivos de universidades conceituadas.

Assim, cerca de 20 alunos, com a ajuda do Professor titular do Departamento de Patologia da FMUSP, Dr Hilario Nascimento Saldiva, tomaram a iniciativa de desenvolver o Curso Pre-Vestibular MedEnsina do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz.

** O que você achou das Informações da postagem?? Deixe suas Dúvidas e Cometários aqui no ABC da Medicina…

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

3 Comentários

  1. Gabriela disse:

    gostaria de saber como achar as provas anteriores do  cursinho?

  2. Victor Gustavo disse:

    Que iniciativa bela. Há de servir de exemplo para outros universitários, cujo enfoque quase sempre, infelizmente, cego pelo sucesso; não atina que o seu sucesso pode ser auxiliar a outrem lograr também o sucesso na vida. Eu, que faça faculdade particular, não sei se essa ideia pegaria, porque não sei se há alunos ou professores interessados nisso. Muitos esperam que o governo faça algo, e com isso esquecem do poder que têm em mãos de transformar a vida daquele que mais precisa.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.