X

A Metamorfose Franz Kafka – Crítica e Análise da Sociedade Capitalista

Sempre gosto de postar informações sobre Livros que caem em exames de Vestibulares ou assuntos mais relacionados a área da Medicina, mas hoje vou comentar um pouco sobre uma obra que li recentemente e que possui um rico conteúdo para análise da condição humana. Essa reflexão sobre a sociedade e o homem é importantíssima para os profissionais que lidam diretamente com a vida de outras pessoas, não só médicos, como psicólogos, professores, assim como para estudantes e todos interessados na compreensão da sociedade…

O livro chama-se "A Metamorfose" e foi escrito por Franz Kafka (abaixo está capa do livro edição de bolso), a leitura é bem rápida, fluida e envolvente, na qual o drama relaciona-se com o psicológico e social do protagonista Gregor no qual o leitor atento percebe a critica aos valores da sociedade capitalista, da família, e a situação do homem oprimido e excluído

Autor e Obra

Franz Kafka (1883-1924) foi um dos escritores mais importantes do seculo XX. Nasceu em Praga (atual Republica Tcheca), no seio de uma família judia, e compôs suas obras em alemao. Sua vida foi marcada pela relação dificil com o pai, pelos complicados relacionamentos afetivos e, por fim, pela tuberculose, que lhe consumiu os derradeiros anos. A prosa de Kafka desenvolve-se num mundo de pesadelo, em que predomina a solidão do individuo, indefeso diante do poder. O termo Kafkiano se tornou parte do vernáculo de muitos idiomas ocidentais, inclusive o português, para designar situações absurdas e opressivas.

Sinopse de "A Metamorfose"

A novela publicada em 1915 é uma narrativa fantástica em que o personagem central, Gregor Samsa, ao despertar certa manha, "depois de um sono intranquilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto". Depois desse começo abrupto, a historia se desenvolve em torno das mudanças de comportamento que Gregor observa em si e na sua família. (Fonte Edição de Bolso da Saraiva)

Análise e Comentários da Obra "A Metamorfose"

Gregor Samsa era o filho que sustentava a casa, seus pais mais avançados em idade e de saúde mediana dependiam inteiramente do jovem, assim como sua irma mais nova Grete (a violinista). Um dia Gregor acorda transformado em um bicho misterioso, tudo indica um inseto, e não vai trabalhar, com isso todos dirigem-se para o quarto e chamam por ele, ate o chefe de Gregor aparece (o que já da indícios de como ele era explorado em seu serviço de caixeiro-viajante) … Quando descobrem o ocorrido com o filho todos se apavoram, mas com o passar do tempo buscam formas alternativas de suplantar as dificuldades – com isso os que antes eram incapazes de trabalhar tornam-se trabalhadores (o pai, a mãe e ate mesmo a irmã).

Cuidar do inseto torna-se um fardo `a família que passa a despreza-lo, a irmã já não quer mais limpar o quarto do irmão, nem ligam se ele esta comendo ou não, e nem tentam manter alguma comunicação com ele. Isso torna-se muito doloroso para Gregor que tem consciência de sua situação perante os seus e perante a sociedade. 

Em muitos momentos ele se enfurece e se entristece com o que vive, e ocorrem cenas marcantes como quando Gregor vai ouvir a irma tocando violino e esta fica muito nervosa com sua presença na sala, grita e pede ao pai que o expulse. Este lança varias maçãs contra o filho, que sente as feridas tanto físicas quanto emocionais de se ver repelido por todos. (Eu realmente achei essa parte a mais triste e chocante do livro. Não direi o final da historia para que aqueles com curiosidade leiam a obra e depois reflitam sobre a mensagem que ela transmite).

“… quando nesse momento alguma coisa, atirada de leve, voou bem ao seu lado e rolou diante dele. Era uma maça; a segunda passou voando logo em seguida por cima dele. Gregor ficou paralisado de susto; continuar correndo era inútil, pois o pai tinha decidido bombardeá-lo. Da fruteira em cima do bufê, ele havia enchido os bolsos de maçãs e, por enquanto, sem mirar direito, as atirava uma a uma. As pequenas maçãs vermelhas rolavam como que eletrizadas pelo chão e batiam umas nas outras. Uma maçã atirada sem força raspou as costas de Gregor, mas escorregou sem causar danos. Uma que logo se seguiu, pelo contrário, literalmente penetrou nas costas dele. Gregor quis continuar se arrastando, como se a dor, surpreendente e inacreditável, pudesse passar com a mudança de lugar; mas ele se sentia como se estivesse pregado no chão e esticou o corpo numa total confusão de todos os sentidos…”

Assim, o livro A Metamorfose explora a solidão, os sentimentos de exclusão e as crises do homem contemporâneo, sendo uma referência da literatura universal para se abordar com profundidade aspectos sociais. Nele estão destacadas as contradições que envolvem as relações humanas – pois quando a família descobre a transformação vivenciada por Samsa, ele passa a ser desprezível e deve ser eliminado. 

A impotência de Samsa, por exemplo, perante ações que antes lhe eram rotineiras como sair da cama ou caminhar, faz uma alusão às fraquezas humanas diante de pressões sociais. O livro denuncia como a sociedade atual capitalista restringe o valor do ser humano ao que ele produz e às aparências – uma nítida associação do ser a um produto que pode ser substituído como uma máquina ou algo semelhante. 

A obra foi escrita em 1912, dois anos antes do início da Primeira Guerra Mundial. O clima de agonia e pessimismo mantido por Kafka é apontado por alguns autores como relação direta com o cenário mundial da época em que a obra foi escrita.

Apesar de ter sido escrita no início do século XX, a obra permanece atual porque explora temas característicos da sociedade contemporânea, como a crise existencial, a desesperança do ser, pessimismo, a ausência de resposta, a solidão, impotência e a fuga. 

** O que achou das Informações sobre o Livro A Metamorfose? Se você já leu ou conhece a Obra deixe seus comentários aqui no ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • a metamorfose análise
  • metamorfose kafka
  • a metamorfose franz kafka analise
  • a metamorfose franz kafka
  • metamorfose kafka analise
  • kafka metamorfose
  • resumo do livro a metamorfose

Comente Via FaceBook

Comentários

Bianca: Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Ver comentários (40)

  • Esta obra,e/ou conto,apesar de escrita ha tanto tempo tem um quê de atual.Até porque não há um tempo preciso,especificado no texto.Numa primeira leitura que fiz há alguns anos,senti uma certa repulsa,mas numa última leitura percebi a beleza desta obra.É um texto tocante por isso eu não a chamaria de épico por tem a narrativa marcante,mas o chamaria de lírico.É meu ponto de vista não significa que pode ser o que estou falando,cada um interpreta à sua maneira.
    Existem vários Gregor samsa atualmente,por isso considero um texto atual.
    O número de indivíduosa que são o alicerce da família e que quando se tornam inválidos passam a ser um peso é grande,e é isso que acontece na maioria das vezes.O indivíduo só é bemquisto quando explorado.
    É uma leitura gostosa de se fazer,com uma linguagem bem símples,pelo menos a tradução que eu li,e recomendo a todos que gostam de ler,que leam imaginando a partir do ponto de vista do personagem.se fosse você como se sentiria?

  • A Metamorfose foi um dos livros mais interessantes que eu já li....eu refleti muito quando estava lendo esse livro,pois eu vi alguns membros de minha familia como uns verdadeiros insetos!

  • ...leia o livro e a terá .....
    Os livros do franz kafka são legais mas ao mesmo tempo tão chatos não sei explicar ..... eu li "o processo" também ... gostei mais desse segundo ... é mais realista

    A metamorfose conta a história de um jovem .... babababa acha que vou contar??? .... leia ...faz bem .... e sempre nos ajuda .... acredite .....
    Até hoje não consigo imaginar o "bicho" que o tal menino se tornou ..... .... livro bem psicótico ..... leia o livro é bom !!!!

On