A Alegria e o Sorriso estão realmente entre os melhores remédios para pessoas que estão em sofrimento, essa filosofia ganha a cada dia mais adeptos tanto entre os profissionais da Medicina – como médicos e enfermeiros – quanto de atores e palhaços que fazem um belo trabalho social em Grupos Profissionais como os Doutores da Alegria, em Ongs e Equipes voluntarias como os Amigos do Sorriso.
Hoje vou falar um pouco do trabalho de um dos mais conhecidos grupos de palhaços e atores que atuam em hospitais – Os Doutores da Alegria!
Os Doutores da Alegria atuam e mantêm sede nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife., sua Equipe é formada por profissionais treinados e qualificados em Teatro, sendo portanto artistas, selecionados a cada dois anos. O trabalho nos Doutores da Alegria exige do artista disponibilidade mínima de dezoito horas semanais para as visitas sistemáticas aos hospitais e o desenvolvimento do seu repertório artístico.
O Grupo, que não possui fins lucrativos, arrecada fundos por meio de patrocínios, sócios-mantenedores (pessoas físicas e jurídicas), doações e permutas – em grande parte esses recursos são deduzidos do Imposto de Renda do contribuinte, via benefícios da Lei Rouanet.
Missão e Trabalhos
Possuem o intuito de promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde – e compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas. (fonte site oficial Doutores da Alegria)
Oferecem Palestras ( para agendamento ligue para (11) 3061.5523 ou escreva para empresas@doutoresdaalegria.org.br) e Cursos para Artistas, para Profissionais da Saúde (ensinando o olhar do Palhaço), para Jovens aprendizes e interessados. Para maiores informações sobre os cursos ministrados entre em contato pelo e-mail nucleo@doutoresdaalegria.org.br.
Outros Grupos que levam Alegria para Hospitais … Fotos, Videos e mais …
Cerca de 75 % dos grupos que levam divertimento a pacientes em hospitais são constituídos por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de escritório e muitos outros. Essas pessoas, em seu tempo livre, buscam levar mensagens de solidariedade, carinho e alegria para pessoas hospitalizadas. Assim utilizam da figura do palhaço não como uma linguagem artística mas como uma fantasia com o objetivo de facilitar o contato com os doentes e familiares, sendo todos voluntários.
Essa é uma tendencia super positiva da Medicina Humanitária e da Ação Social, pois mostra que mesmo numa sociedade tão individualista e cheia de contrastes muitos ainda veem na Caridade e Trabalho voluntario uma forma de fazer a diferença e ajudar ao próximo.
Outra fonte de inspiração para essas ações de grupos de palhaços é o Médico Patch Adams – que mostrou um belíssimo trabalho ao redor do mundo, levando assistência médica e alegria em lugares em que a situação da população é difícil …
Patch Adams – Clowning Around
** O que você achou do Post? Deixe aqui seu comentário ou dúvidas sobre o Tema da Medicina Humanitária …
Assuntos do Artigo
- projeto doutores da alegria
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (31)
Tenho interesse em um trabalho semelhante a este, porém, voltado a educação, ou seja, destinado a educação infantil. Existe ? Vcs. tambem prestariam este trabalho ?
Olá Reginaldo,
eu não sei se existe uma equipe de palhaços que faça um trabalho semelhante ao dos Doutores da Alegria em escolas... Mas creio que deve haver sim, o que eu sei que existe são os grupos de recreação infantil (tipo os de festas, mas são contratados e não voluntários...)
Eu achei um site - o Portal do Voluntário - que traz algumas informações bem legais sobre grupos como o doutores da Alegria, um exemplo são os "Doutores da Gargalhada, grupo voluntário de pessoas que se vestem de palhaço e doam seu tempo e talento com muita alegria, levando atenção carinho e muita gargalhada aos pacientes e funcionários do Hospital Neurológico Ritinha Prates em Araçatuba - SP"...
Nesse site tem opções de ações voluntárias diversas que você pode buscar, uma que achei ser de seu interesse é de Acompanhamento pedagógico...
Fica a dica, acesse: http://portaldovoluntario.v2v.net/aggregators?category=acts e saiba mais
Grande abraço e sucesso com seus objetivos = )
olha so moro no bailique interior do municipio de macapa no estado do amapa e tive a sorte de receber a visita do grupo palhacadas na amazonia em minha casa foi emocionante e marcante nunca vou esquecer.
Boa noite....
Eu moro em Santos, sou Pedagoga e gostaria de saber se vocês atuam em Santos, Cubatão ou aqui pela Baixada Santista.., Porque eu gostaria de ser voluntaria dos Doutores da Alegria...:)
Aguardo anciosa pela resposta...:)
Oi Diana,
entre em contato com os Doutores da Alegria pelo telefone: São Paulo (11) 3061-5523 ou http://www.doutoresdaalegria.org.br/contato/fale-conosco/
ATT
Olá !!!! queria pedir uma ajuda para vc pois gostaria de montar um grupo da alegria em minha cidade pois, não tem e estamos necessitando muito. queria que voces me enviassem alguns materiais que eu posso trabalhar com o grupo pois não tenho e estou necessitando muito
conto com a boa vontade de voces.
Desde já obrigado!!!!!
Pedro Rezende
Ola!!!
moro na cidade de conselheiro lafaiete minas gerais, gostaria muito de estar montando um grupo de Doutores da Alegria aqui em minha cidade sempre tive vontade de fazer trabalhos voluntarios e atuar como os Doutores da Alegria,gostaria de saber o que é necessario se precisamos de algum tipo de formação autorização.
Quero muito poder trazer esse trabalho aki pra cidade
Ola Danielle,
para fazer parte dos Doutores da Alegria tem um processo, uma especie de curso... Ha diversas formas de se associar a eles, para que vc fale diretamente com eles seguem as informações da Sede:
Sede dos Doutores da Alegria
Rua Alves Guimarães 73
Pinheiros 05410-000
São Paulo SP
(11) 3061-5523
doutores@doutoresdaalegria.org.br