Olá, pessoal! Como vão vocês? Vocês já sabem que aqui no ABC da Medicina sempre temos dicas culturais que achamos legais para vocês, não é? Pois bem, o post de hoje é para recomendar mais um filme muito bom a que assisti recentemente e que pode ser especialmente interessante para quem gosta de assuntos relacionados à medicina. O filme é “E A Vida Continua“ (título original: “And The Band Played On”) de 1993.
Enredo de “E A Vida Continua”
Basicamente, o filme é baseado em fatos reais e se passa no período em que o vírus da AIDS, o HIV, estava começando a se espalhar pelos Estados Unidos no início da década de 1980. Quando surgiram os primeiros casos de pacientes com AIDS, não havia conhecimento sobre como alguém desenvolvia a doença, qual era o vírus envolvido e muito menos sobre seu tratamento ou prevenção. Sabia-se apenas que era uma doença nova se espalhando muito rapidamente com uma mortalidade, na época, altíssima. E é justamente nesse cenário de dúvida e medo que o filme acontece.
Os personagens principais em “E A Vida Continua“ são funcionários do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), que têm a difícil tarefa de tentar descobrir qualquer informação sobre essa nova doença que está surgindo. Para isso, eles montam uma equipe e iniciam uma operação de vigilância epidemiológica, falando com todos os pacientes diagnosticados com AIDS, tentando entender o que eles têm em comum que poderia ter contribuído para o desenvolvimento da doença. No início, pensa-se que tal enfermidade afeta apenas a população homossexual, mas logo percebe-se que essa é uma hipótese totalmente equivocada uma vez que começam a surgir casos em todos os grupos populacionais.
Outros temas tratados no filme
Além disso, o filme tenta retratar a pressa que existiu em termos de pesquisa científica para identificar o agente microbiológico causador da doença. Desde o começo pensava se tratar de uma doença infecciosa provavelmente causada por vírus, mas por muito tempo não se conseguia comprovar essa teoria pela dificuldade dos pesquisadores em isolar o HIV.
Por fim, ‘E A Vida Continua“ também trata do lado social envolvidos com a descoberta do HIV. Por exemplo, um dos temas mais proeminentes do filme é o do preconceito que os homossexuais começaram a sofrer por conta da maior incidência de AIDS nessa população. Também mostra-se no filme o poder da mídia em influenciar a opinião da população geral, muitas vezes gerando alarme e tomando lados em debates.
Como qualquer produção cinematográfica, “E A Vida Continua“ possui cenas romantizadas com intuito de tornar o enredo mais atrativo para a audiência. Porém, mesmo assim, é um excelente filme para termos uma ideia da incerteza que existia na época da descoberta do HIV. Adicionalmente, ele é bem ilustrativo para entender qual foi o processo, de maneira geral, até as pesquisas científicas avançarem e medidas públicas de prevenção e vigilância começarem a ser implementadas. Acredito que o filme traz assuntos importantes de serem discutidos por todos nós, independente da nossa profissão, como alguns pontos especificamente interessantes para quem está envolvido com a área da saúde.
Por hoje é isso, pessoal! Se forem assistir a “E A Vida Continua“, não se esqueçam de escrever aqui o que acharam do filme! Também escrevem nos comentários se vocês gostam de recomendações como essa para trazeremos mais post assim para o blog! Abraços e até a próxima!
Comente Via FaceBook
Comentários