Seriados e Filmes Fabio Yuji

E A Vida Continua (1993) – História da descoberta do HIV – Dica de Filme sobre Medicina

Olá, pessoal! Como vão vocês? Vocês já sabem que aqui no ABC da Medicina sempre temos dicas culturais que achamos legais para vocês, não é? Pois bem, o post de hoje é para recomendar mais um filme muito bom a que assisti recentemente e que pode ser especialmente interessante para quem gosta de assuntos relacionados à medicina. O filme é “E A Vida Continua“ (título original: “And The Band Played On”) de 1993.

"E A Vida Continua"

Cartaz de “E A Vida Continua”

Enredo de “E A Vida Continua”

Basicamente, o filme é baseado em fatos reais e se passa no período em que o vírus da AIDS, o HIV, estava começando a se espalhar pelos Estados Unidos no início da década de 1980. Quando surgiram os primeiros casos de pacientes com AIDS, não havia conhecimento sobre como alguém desenvolvia a doença, qual era o vírus envolvido e muito menos sobre seu tratamento ou prevenção. Sabia-se apenas que era uma doença nova se espalhando muito rapidamente com uma mortalidade, na época, altíssima. E é justamente nesse cenário de dúvida e medo que o filme acontece.

Os personagens principais em “E A Vida Continua“ são funcionários do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), que têm a difícil tarefa de tentar descobrir qualquer informação sobre essa nova doença que está surgindo. Para isso, eles montam uma equipe e iniciam uma operação de vigilância epidemiológica, falando com todos os pacientes diagnosticados com AIDS, tentando entender o que eles têm em comum que poderia ter contribuído para o desenvolvimento da doença. No início, pensa-se que tal enfermidade afeta apenas a população homossexual, mas logo percebe-se que essa é uma hipótese totalmente equivocada uma vez que começam a surgir casos em todos os grupos populacionais.

Outros temas tratados no filme

Além disso, o filme tenta retratar a pressa que existiu em termos de pesquisa científica para identificar o agente microbiológico causador da doença. Desde o começo pensava se tratar de uma doença infecciosa provavelmente causada por vírus, mas por muito tempo não se conseguia comprovar essa teoria pela dificuldade dos pesquisadores em isolar o HIV.

Por fim, ‘E A Vida Continua“ também trata do lado social envolvidos com a descoberta do HIV. Por exemplo, um dos temas mais proeminentes do filme é o do preconceito que os homossexuais começaram a sofrer por conta da maior incidência de AIDS nessa população. Também mostra-se no filme o poder da mídia em influenciar a opinião da população geral, muitas vezes gerando alarme e tomando lados em debates.

Como qualquer produção cinematográfica, “E A Vida Continua“ possui cenas romantizadas com intuito de tornar o enredo mais atrativo para a audiência. Porém, mesmo assim, é um excelente filme para termos uma ideia da incerteza que existia na época da descoberta do HIV. Adicionalmente, ele é bem ilustrativo para entender qual foi o processo, de maneira geral, até as pesquisas científicas avançarem e medidas públicas de prevenção e vigilância começarem a ser implementadas. Acredito que o filme traz assuntos importantes de serem discutidos por todos nós, independente da nossa profissão, como alguns pontos especificamente interessantes para quem está envolvido com a área da saúde.

Por hoje é isso, pessoal! Se forem assistir a “E A Vida Continua“, não se esqueçam de escrever aqui o que acharam do filme! Também escrevem nos comentários se vocês gostam de recomendações como essa para trazeremos mais post assim para o blog! Abraços e até a próxima!

Assuntos do Artigo
  • e a vida continua 1993
  • resumo completo do filme ea vida continua
  • e a vida continua
  • e a vida continua filme 1993 final
  • filme e a vida continua 1993
  • filme e a vida continua AIDS
  • filme e a vida continua RESENHA AIDS

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.