X

O que é Diretório Acadêmico? Ações, Movimento Estudantil Universidades

Aos novos universitários (e futuros ingressantes também!) que nunca tinham escutado falar sobre os Diretórios Acadêmicos (D.A.), hoje vou explicar um pouco sobre como funciona essa organização estudantil em várias instituições – o que é e Faz, suas Ações nas Universidades e faculdades do país, além de exemplos de propostas por melhorias do ensino superior.

Quando passei no vestibular não fazia a menor ideia do que era um D.A., mas quando fui conhecer a faculdade e entrei em contato com os alunos veteranos fui me inteirando com o ambiente da Universidade e do Movimento Estudantil …

Conheci o Diretório da Famema (Faculdade de Medicina de Marilia) e o da UFF (Federal Fluminense) e desde o principio gostei das propostas e ações dos estudantes dos D.A., pois são pessoas que se mostram interessadas em melhorias para os estudantes e para a instituição que representam.

Mas afinal, O que são os Diretórios Acadêmicos?

Os Diretórios Acadêmicos são formados a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis. Em geral cada curso universitário possui seu D.A. para organização de eventos, palestras, melhorias em laboratórios, etc, além de haver um Diretório central.

Está entre outras formas de organização estudantil nas universidades – Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Centro Acadêmico e o Grêmio estudantil.

E Como a Entidade pode representar Alunos da Universidade?

Algumas das funções básicas são garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral, discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, matérias mal planejadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade.

Assim, integrando os estudantes com a realidade da instituição e mostrando que eles a compõe também, podem ser organizados Mutirões por melhorias, Reivindicações, Ações e Discussões sobre Ensino e Infraestrutura da Universidade. Além disso, muitos D.A.s organizam festas e confraternizações entre os estudantes, rodas de leitura e ação social …

Exemplos de Propostas e Acoes Estudantis …

Na Famema, por exemplo, o método de ensino é o PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) em que as aulas teóricas foram abolidas, porém a maioria dos estudantes luta por mudanças curriculares que visem maior integração com as bases teóricas, mais professores e profissionais capacitados nos estágios e outros para assim criar um ensino melhor.

Os estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina buscam maiores benefícios e auxílios, pois nao contam com grandes investimentos no apoio ao aluno. Em 2011, a Famema vivenciou varios manifestos e reivindicações, participam desse movimentos o diretório, alguns professores, e alunos (obviamente!).

Na Unifesp o diretório também busca melhorias na Assistência Estudantil ao estudante com Bolsas, além de serem contra os projetos de uma Reforma Universitária que poderia acabar com a Universidade Pública Brasileira.

Na UFF (Federal Fluminense) o DABT (Diretório Acadêmico Barros Terra) os alunos do curso de Medicina são todos participantes, eles vem lutando a alguns anos por um prédio próprio para o curso (que tem aulas dispersas pelos departamentos do campus de Niterói e no Hospital Universitário) o que já foi aprovado (segundo informado em janeiro de 2012). Além disso, reivindicaram a contratação de professores e profissionais por concurso público para o hospital que haviam sido bloqueadas por um decreto federal, e obtiveram êxito.

Deixe seu Comentário aqui no Blog ABC da Medicina … O que você acha do Movimento Estudantil Atual? 

Assuntos do Artigo
  • o que é diretorio academico
  • diretorio academico
  • movimento estudantil

Comente Via FaceBook

Comentários

Bianca: Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!
On