A Lista de Obras Literárias pedidas pela Unicamp e Fuvest foi alterada em 2012, consequentemente outros Vestibulares de São Paulo como Unesp, Unifesp, Puc, Mackenzie, etc, passam a integrar as mesmas obras em seus exames seletivos. Um dos Novos Livros é o romance regionalista “Til” do autor José de Alencar (que entrou no lugar de Iracema) e é representante da escola literária Romantismo do Brasil.
Como estou estudando para os exames vestibulares fiz esse resumo para outros estudantes que também precisem, separei as principais características e informações para complementar seu estudo e análise da obra (mas lembre-se que é fundamental ler os livros para se inteirar mais profundamente com os enredos e estar preparado tanto para questões de primeira quanto segunda fase).
Personagens do Romance – Descrição
* Berta, Inhá ou Til é a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila (Besita que foi morta por vingança) foi criada por nhá Tudinha. Berta é uma adolescente muito bonita, graciosa, com movimentos espontâneos e encantadores, atrai para si o amor e carinho de todos, é caridosa e não se afasta das criaturas mais repulsivas e desprezadas da região (como Jão Fera, o louco Brás, e Zana). E’ chamada de Inhá por Miguel, e de Til por Brás durante uma aula que dava a ele, já no fim do livro ela própria se intitula TIL, mostrando uma escolha que fará no romance.
* Miguel é irmão de criação de Berta, filho de nhá Tudinha, jovem que se mostra desde o principio apaixonado por Inhá. Esta porém não percebe que o ama e faz de tudo para aproxima-lo se dua amiga Linda, que gosta de Miguel. Sendo pobre, Miguel nao poderia casar-se com Linda, mas por fim ele acaba estudando para ascender socialmente e poder unir-se a Linda (o carinho que por ela “descobre” sentir foi pintado por Berta que colocou seu encanto na faces serenas da amiga).
* Luis Galvão é o dono da Fazenda Palmas, muito jovial e alegre, que na juventude foi homem de muitas aventuras amorosas e enrascadas – numa dessas desonrou Besita recém casada com Barroso a qual ficou gravida de Berta – sempre protegido por seu camarada (“especie de capanga”) Jão Fera.
* Linda é filha de Luis Galvão e D. Ermelinda, menina educada aos moldes da corte, mas que junto ao irmão Afonso faz amizade com os jovens simples Berta e Miguel.
* Afonso, irmão de Linda, possui o mesmo espirito alegre e conquistador do pai Luis, acaba gostando de Berta (sem saber ser esta sua irmão de sangue).
* Jão Fera ou Bugre – terrível homem, de feições assustadoras e fama de matador (que na verdade é), segundo uma interpretação do livro podemos considerar que a vida o tornou assim (foi cheio de desilusões e sofrimentos). Era apaixonado por Besita, porém apesar de seu desejo a tinha como “santa” e queria apenas sua felicidade pois sabia que ela não o amaria como ele. Assim quando Luis Galvao se recusou a casar com ela, ele rompeu a “amizade” que os unia, protegia Besita de tudo, porém ela foi assassinada e ele passou a cuidar de Berta e prometeu vingança a sua amada.
* Brás – um sobrinho de Luis Galvão, sofria de ataques epiléticos e era retardado mental, na casa grande sua presença era desprezada. Ele apaixonou-se por Berta que nunca o distratara e propôs-se a ensinar-lhe o abecedário e rezas. Numa das lições ele se encantara pelo acento til porque o compara à sobrancelha de Berta e conseguiu memoriza-lo. Assim Berta teve uma resolução seu apelido para Brás seria Til e a partir dai foi ensinando as letras com associações a coisas ou pessoas que o jovem conhecia.
* Zana – negra que trabalhava para Besita e presenciou toda a historia de Berta e do assassinato de sua mãe, por isso enlouquecera e todos os dias repetia suas ações no dia da morte de Besita (reproduzindo os fatos daquele fatídico dia).
* Barroso ou Ribeiro – casou-se com Besita, mas na noite de nupcias a abandonou para resolver negócios relacionados a uma herança que recebera. Partiu e ficou anos longe, quando voltou a sua casa viu sua esposa com um bebe, planejou sua vingança (que incluía a morte de Luis, Besita e sua filha), matou a esposa, mas foi impedido de matar o bebe por Jão Fera.
* D. Ermelinda – esposa de Luis Galvão, muito elegante e educada, mas não muito bela. Ao descobrir sobre o passado de seu marido se entristece, mas quando ele confessa (no final do romance) ela o apoia a reconhecer Berta como filha.
Características da Obra
* Trata-se de um romance Regionalista da escola literária do Romantismo, seu autor, Jose de Alencar busca mostrar a vida do Caipira do interior de São Paulo do seculo XIX, vocabulário e costumes da região, as diferenças sociais da época (escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras).
* O Romance é ambientalizado em Campinas, interior de SP, onde ha’ o contraste entre aspectos sociais, marginalização que sofrem personagens pobres como Miguel (que para casar-se com Linda teve de ir estudar na capital). Mostra-se também um pouco do namoro da época e festas como a de São João.
* Mostra-se o ambiente dos escravos e senzala e seus conflitos como a rivalidade entre duas negras, além da marginalização consciente dos escravos como Faustino e Monjolo, os quais conspiram para a morte de Galvão.
* O Romance, publicado em 1872, segue o clima do Folhetim em que os capítulos são curtos e terminam num momento de climax. Além disso, a temática do suspense e do soturno são marcas registrados da obra, que é repleta de aventuras, momentos de tensão como quando Berta corre perigo fugindo de Porcos selvagens furiosos.
* No Livro, Berta é sempre comparada a Flor, no capitulo inicial surge uma imagem de flor bela, mas imatura; já no fim do livro (no poente do sol) a imagem da flor se repete mostrando a “Flor Interior” cheia de caridade e abnegação. O autor cria assim uma ideia nítida de desabrochar, pelos trechos:
[ Manhã: “Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e mocidade” e no Poente: “Era a flor da caridade, alma soror” ]
* Berta sacrifica-se para que todos vivem em paz e felizes, faz com que Miguel e Linda fiquem juntos, e se resigna a cuidar dos que mais sofrem como Zana, Brás, Jão Fera (a quem ela reconhece como o seu verdadeiro Pai), a galinha sem pernas, etc, e continua morando com nhá Tudinha.
[“Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”]
Resumo do Livro “Til” – Obra da Fuvest e Unicamp
A seguir separei alguns links de sites que disponibilizam bons resumos e sinopses do livro TIL:
Baixar o Romance Til de Jose de Alencar
** O que achou das Informações? Deixe seu Comentário sobre a Obra ou dúvidas para nosso Blog ….
Assuntos do Artigo
- resumo do livro til
- til josé de alencar
- resumo til
- Til resumo
- resumo livro til
- resumo do livro til de josé de alencar
- til josé de alencar resumo
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (162)
Bianca,
Fico muito agradecida pelo resumo e análise da Obra "Til", não faz ideia do quanto me ajudou ^^
Obrigada
Olá Danielle,
fico feliz que tenha gostado e que as informações tenham sido úteis... Obrigada por acessar e comentar no meu Blog ...
Olha o resumo mais bem explicado que encontrei,muito obrigada aos criadores desse resumo....Muito essencial na vida de cada um de nos,a leitura
Ow, vlw mto msm heiin Bianca. Tenho uma prova semana que veem sobre esse tema, e não tive tempo de ler o livro, então esse resumo vai ser suuuuuuper útil, mto obrigadoo msm. bjãao *-*
Acabei de ler o livro e achei o resumo da hora, mas livro é muito patético!
Obrigada, com certeza é um bom resumo.
Fez com que o livro se tornasse
interessante pra mim.