Vestibular Bianca

Til de José de Alencar – Resumo, Características da Obra, Personagens

A Lista de Obras Literárias pedidas pela Unicamp e Fuvest foi alterada em 2012, consequentemente outros Vestibulares de São Paulo como Unesp, Unifesp, Puc, Mackenzie, etc, passam a integrar as mesmas obras em seus exames seletivos. Um dos Novos Livros é o romance regionalista “Til” do autor José de Alencar (que entrou no lugar de Iracema) e é representante da escola literária Romantismo do Brasil.

Como estou estudando para os exames vestibulares fiz esse resumo para outros estudantes que também precisem, separei as principais características e informações para complementar seu estudo e análise da obra (mas lembre-se que é fundamental ler os livros para se inteirar mais profundamente com os enredos e estar preparado tanto para questões de primeira quanto segunda fase).

Personagens do Romance – Descrição 

* Berta, Inhá ou Til é a personagem central do livro, filha bastarda do fazendeiro Luis Galvão com uma pobre moça da vila (Besita que foi morta por vingança) foi criada por nhá Tudinha. Berta é uma adolescente muito bonita, graciosa, com movimentos espontâneos e encantadores, atrai para si o amor e carinho de todos, é caridosa e não se afasta das criaturas mais repulsivas e desprezadas da região (como Jão Fera, o louco Brás, e Zana). E’ chamada de Inhá por Miguel, e de Til por Brás durante uma aula que dava a ele, já no fim do livro ela própria se intitula TIL, mostrando uma escolha que fará no romance.

* Miguel é irmão de criação de Berta, filho de nhá Tudinha, jovem que se mostra desde o principio apaixonado por Inhá. Esta porém não percebe que o ama e faz de tudo para aproxima-lo se dua amiga Linda, que gosta de Miguel. Sendo pobre, Miguel nao poderia casar-se com Linda, mas por fim ele acaba estudando para ascender socialmente e poder unir-se a Linda (o carinho que por ela “descobre” sentir foi pintado por Berta que colocou seu encanto na faces serenas da amiga).

* Luis Galvão é o dono da Fazenda Palmas, muito jovial e alegre, que na juventude foi homem de muitas aventuras amorosas e enrascadas – numa dessas desonrou Besita recém casada com Barroso a qual ficou gravida de Berta – sempre protegido por seu camarada (“especie de capanga”) Jão Fera.

* Linda é filha de Luis Galvão e D. Ermelinda, menina educada aos moldes da corte, mas que junto ao irmão Afonso faz amizade com os jovens simples Berta e Miguel.

* Afonso, irmão de Linda, possui o mesmo espirito alegre e conquistador do pai Luis, acaba gostando de Berta (sem saber ser esta sua irmão de sangue).

Jão Fera ou Bugre – terrível homem, de feições assustadoras e fama de matador (que na verdade é), segundo uma interpretação do livro podemos considerar que a vida o tornou assim (foi cheio de desilusões e sofrimentos). Era apaixonado por Besita, porém apesar de seu desejo a tinha como “santa” e queria apenas sua felicidade pois sabia que ela não o amaria como ele. Assim quando Luis Galvao se recusou a casar com ela, ele rompeu a “amizade” que os unia, protegia Besita de tudo, porém ela foi assassinada e ele passou a cuidar de Berta e prometeu vingança a sua amada.

Brás – um sobrinho de Luis Galvão, sofria de ataques epiléticos e era retardado mental, na casa grande sua presença era desprezada. Ele apaixonou-se por Berta que nunca o distratara e propôs-se a ensinar-lhe o abecedário e rezas. Numa das lições ele se encantara pelo acento til porque o compara à sobrancelha de Berta e conseguiu memoriza-lo.  Assim Berta teve uma resolução seu apelido para Brás seria Til e a partir dai foi ensinando as letras com associações a coisas ou pessoas que o jovem conhecia.

* Zana – negra que trabalhava para Besita e presenciou toda a historia de Berta e do assassinato de sua mãe, por isso enlouquecera e todos os dias repetia suas ações no dia da morte de Besita (reproduzindo os fatos daquele fatídico dia).

* Barroso ou Ribeiro – casou-se com Besita, mas na noite de nupcias a abandonou para resolver negócios relacionados a uma herança que recebera. Partiu e ficou anos longe, quando voltou a sua casa viu sua esposa com um bebe, planejou sua vingança (que incluía a morte de Luis, Besita e sua filha), matou a esposa, mas foi impedido de matar o bebe por Jão Fera.

* D. Ermelinda – esposa de Luis Galvão, muito elegante e educada, mas não muito bela. Ao descobrir sobre o passado de seu marido se entristece, mas quando ele confessa (no final do romance) ela o apoia a reconhecer Berta como filha.

Romance Regionalista de Jose de Alencar

Características da Obra

* Trata-se de um romance Regionalista da escola literária do Romantismo, seu autor, Jose de Alencar busca mostrar a vida do Caipira do interior de São Paulo do seculo XIX, vocabulário e costumes da região,  as diferenças sociais da época (escravos, capangas, pobres e ricos donos de terras).

* O Romance é ambientalizado em Campinas, interior de SP, onde ha’ o contraste entre aspectos sociais, marginalização que sofrem personagens pobres como Miguel (que para casar-se com Linda teve de ir estudar na capital). Mostra-se também um pouco do namoro da época e festas como a de São João.

* Mostra-se o ambiente dos escravos e senzala e seus conflitos como a rivalidade entre duas negras, além da marginalização consciente dos escravos como Faustino e Monjolo, os quais conspiram para a morte de Galvão.

* O Romance, publicado em 1872, segue o clima do Folhetim em que os capítulos são curtos e terminam num momento de climax. Além disso, a temática do suspense e do soturno são marcas registrados da obra, que é repleta de aventuras, momentos de tensão como quando Berta corre perigo fugindo de Porcos selvagens furiosos.

 * No Livro, Berta é sempre comparada a Flor, no capitulo inicial surge uma imagem de flor bela, mas imatura; já no fim do livro (no poente do sol) a imagem da flor se repete mostrando a “Flor Interior” cheia de caridade e abnegação. O autor cria assim uma ideia nítida de desabrochar, pelos trechos:

[ Manhã: “Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e mocidade” e no Poente: “Era a flor da caridade, alma soror” ]

* Berta sacrifica-se para que todos vivem em paz e felizes, faz com que Miguel e Linda fiquem juntos, e se resigna a cuidar dos que mais sofrem como Zana, Brás, Jão Fera (a quem ela reconhece como o seu verdadeiro Pai), a galinha sem pernas, etc, e continua morando com nhá Tudinha.

[“Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”]

Resumo do Livro “Til” – Obra da Fuvest e Unicamp

A seguir separei alguns links de sites que disponibilizam bons resumos e sinopses do livro TIL:

Resumo de Til 1

Resumo de Til 2

Baixar o Romance Til de Jose de Alencar

** O que achou das Informações? Deixe seu Comentário sobre a Obra ou dúvidas para nosso Blog ….

Assuntos do Artigo
  • resumo do livro til
  • til josé de alencar
  • resumo til
  • Til resumo
  • resumo livro til
  • resumo do livro til de josé de alencar
  • til josé de alencar resumo

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

164 Comentários

  1. Danielle disse:

    Bianca,
    Fico muito agradecida pelo resumo e análise da Obra “Til”, não faz ideia do quanto me ajudou ^^

    Obrigada

  2. neide ribeiro de melo disse:

    Olha o resumo mais bem explicado que encontrei,muito obrigada aos criadores desse resumo….Muito essencial na vida de cada um de nos,a leitura

  3. Iggor Serppa disse:

    Ow, vlw mto msm heiin Bianca. Tenho uma prova semana que veem sobre esse tema, e não tive tempo de ler o livro, então esse resumo vai ser suuuuuuper útil, mto obrigadoo msm. bjãao *-*

  4. Raphael Liu disse:

    Acabei de ler o livro e achei o resumo da hora, mas livro é muito patético!

  5. Lara disse:

    Obrigada, com certeza é um bom resumo.
    Fez com que o livro se tornasse
    interessante pra mim.

  6. Lucas disse:

    Bianca,
    seu resumo esclareceu, partes mais abstratas do livro. Me ajudou muito
    parabéns e obrigado 🙂

  7. Bárbara disse:

    Comecei a ler o livro e não entendi nada, ajudou bastante ! Muito Obrigada !

  8. Laura Hadad disse:

    Bianca , muitissimo obrigada pela análise de Til
    foi muito útil , muito obrigada mesmo 😀

  9. Jaine disse:

    Parabéns pelo resumo, me ajudou muito em uma prova que não deu tempo de ler todo o livro, parabéns para quem fez esse resumo, adoreeeei :*

  10. Fabricio disse:

    alguem poderia me falar um trecho do livro que mostre o aspectos :
    a) Religioso
    b) Social
    c)Sentimental
    d)Cultural

    • Bianca disse:

      Olá Fabrício, segue algumas opções de trechos (por temática):

      A)Religioso – Festa de São João
      B)Social – Passagens na Senzala (mostra a escravidão da época)
      C)Sentimental – há vários trechos na Obra Til, como quando Berta “faz” Miguel gostar de Linda, fala de suas qualidades e “pinta um sentimento” no amigo/irmão, ou ainda, no fim da Obra quando Til revela o amor pelos renegados e abdica se seu amor por Miguel para que Linda seja feliz e Miguel estude e ascenda socialmente.
      D)Cultural – partes em que o autor buscou retratar costumes da região ou mesmo a fala do caipira, uma opção é o diálogo entre Barroso e Bugre quando este é contratado para matar Luís Galvão; ou ainda, quando o autor descreve D Ermelinda que tem traços de inglesa e é refinada, comparando as culturas brasileira e estrangeira.

      Espero ter ajudado, mandem mais dúvidas ou comentários para o ABC da Medicina…

  11. Sarah disse:

    Olá,
    Gostei muito do conteúdo encontrado nesta pagina, resumo bem elaborado e esclarecedor, diferente do livro em si, no entanto estou tendo dificuldade em entender as intensões do autor no capítulo ”3” intitulado ”ELA”, seria no caso caracterizar inhá como uma moça meiga porém com aspectos de garoto devido seu jeito danado de ser as vezes ?

    Grata!
    Por favor me ajudem.

    • Bianca disse:

      Ola Sara,
      no Capitulo 3 “Ela” Jose de Alencar mostra uma dualidade em Berta, pode-se dizer que Til mostrava uma beleza, encanto e feminilidade (mulher atraente), mas ao mesmo tempo revelava-se moleca (jeito brincalhão e aventureiro do menino). Essa dualidade mostra-se na Obra toda, porem Berta passa a cada vez mais a tornar-se encantadora com seu jeito.

      O trecho abaixo exemplifica bem a contradição que o autor relaciona em Berta e que depende do olhar que e’ lançado `a personagem:

      ” Nesse prisma da lindeza de Inhá reflete-se a sua índole. Aquela alma tem facetas como o diamante; iria-se e acende uma cor ou outra, conforme o raio de luz que a fere. Contradição viva, seu gênio é o ser e o não ser. Busquem nela a graça da moça e encontrarão o estouvamento do menino; porém mal se apercebam da ilusão, que já a imagem da mulher despontará em toda sua esplêndida fascinação. A antítese banal do
      anjo-demônio torna-se realidade nela, em quem se cambiam no sorriso ou no olhar a serenidade celeste com os fulvos lampejos da paixão, à semelhança do firmamento onde ao radiante matiz da aurora sucedem os fulgores sinistros da procela.”

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou mais comentários, mande-os aqui para o ABC da Medicina …

  12. Camila disse:

    Excelente resumo! =)

  13. FRANCIELLE disse:

    Ola otimo resumo parabens

  14. Sualla disse:

    Parabéns. Seu resumo é de uma inteligencia muito grande ! Serviu-me bastante .. e a sua conclusão também foi bem sucinta , porém objetiva ! Obrigada .

  15. Cláudia disse:

    Muito bem elaborado seu trabalho. Análise clara, direta e acessível.
    Parabéns.

  16. ligia disse:

    Olá, Bianca.
    Sou professora de literatura e estava observando seu resumo. Você capitou muito bem a história brilhantemente desenvolvida por José de Alencar. Parabéns

    • Bianca disse:

      Olá Ligia,
      Fico muito feliz de receber um elogio de uma professora de literatura, pois como
      estou estudando para o vestibular procuro fazer resumos das obras – tanto
      para ajudar outros estudantes como sendo uma forma de estudo.

      Em meu blog já postei dois resumos dos Novos livros da Lista da Fuvest e
      Unicamp além do Til, seguem os Links:

      * Memórias Póstumas de Brás Cubas
      http://www.abcdamedicina.com.br/memorias-postumas-de-bras-cubas-machado-de-assis-resumo-analise-da-obra.html

      * Viagens na Minha Terra
      http://www.abcdamedicina.com.br/viagens-na-minha-terra-almeida-garrett-resumo-caracteristicas-livro.html

      Agora estou no rascunho de um Resumo sobre o livro Sentimento do Mundo de
      Drummond, esse é um pouco mais complexo porque são poesias… Vou falar do
      contexto histórico, das características principais e buscar algumas
      interpretações dos poemas mais marcantes …

      Daqui a pouco estará pronto =)

  17. Ariadne disse:

    me ajuda por favor!!
    oq eu posso por de comtemporaneidade ? tipo sobre a marginalidade …

    • Bianca disse:

      Olá Ariadne,

      bom, na obra há a presença de criminosos como o Barroso que planeja a morte de Luís Galvão (talvez aqui você pode associar aos crimes encomendados ou algo parecido), ou ainda na situação periférica e marginal do Bugre ou Jão fera, que acaba por trabalhar como capanga e matador.
      Mas podemos ver algo de contemporâneo, mais claramente, no fato de Miguel ser marginalizado socialmente, por ser pobre e sem estudos, pois para ficar com Linda, de uma classe elitizada, tem que estudar e ascender socialmente. Isso pode ser associado ao preconceito e barreiras atuais entre ricos e pobres, ou seja a grande desigualdade social.

      Não sei se foi bem isso que perguntou, mas qualquer outra dúvida ou comentário mande para o ABC da Medicina =)

  18. jennifer disse:

    muito bom.
    Parabens!

  19. Mayara disse:

    Parabéns pelo resumo!!
    Mas tenho uma duvida, quais as principais quetões que podem cair em uma prova do Livro Til?
    Muito Obrigado, e mais uma vez, parabéns!!

    • Bianca disse:

      Oi Mayara,

      bom eu, como estudante também, penso que pode cair questões em Provas e Vestibulares relacionadas à Berta – como sobre a dualidade que o autor põe nela, ou comparando-a com certas características de personagens de outros livros como Rita Baiana de O Cortiço, ou ainda seu lado abnegado e amor ao próximo…
      Penso que podem cair questões gerais sobre passagens e para isso basta ler o livro e conhecer bem o enredo e coisas básicas de cada personagem; além dessas perguntas podem aparecer outras sobre as características estéticas do Romance Regionalista de José de Alencar ou sobre os aspectos sociais que aparecem na Obra (como escravidão) …

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande para meu Blog =)

  20. jose disse:

    vlw cara ….isso me salvou

  21. Julia campos disse:

    ns,vc conseguiu explicar muito bem! parabens! e muito obrigado por me ajudar a entender um pouco mais do livro….como ele eh escrito e adequado a epoca muitas coisas voce deixa de entender por isso, mas quando vc le e pega esse resumo feito por vc, ajudou de mais! Obrigado mais uma vez

  22. Jacqueline disse:

    Fico muito agradecida. Este seu resumo me ajudou e muito na compreensão do livro, pois encontrei muitas dificuldades principalmente relacionadas à linguagem empregada no livro em questão. Agora ficou mais fácil – e até mais interessante eu diria – a leitura desse livro.
    A narrativa vai se desenvolvendo sem nenhum fato especial, além de episódios pequenos do cotidiano. Apenas no meio da trama é que Berta e o leitor descobrem tudo, principalmente porque Bugre tem afeição pela pequenina e lhe obedece tanto.

    Obrigada.

  23. carol disse:

    então… preciso de um resumo mais detalhado dos 3 primeiros capítulos. já li e reli várias vezes, mas não consigo compreender muito bem, já que eu tenho que encontrar as características do romantismo na obra. está complicado. poderia me ajudar ?

    • Bianca disse:

      As Principais características românticas de Til são:

      * Idealização das personagens como Berta, a heroína do enredo, que possui muitos valores e virtudes, alem de ser extremamente bela;
      * Estrutura narrativa de folhetim, em que os capítulos terminam num ponto de clímax, gerando mais interesse no que vira nas próximas paginas. Como exemplo temos o capitulo em que Berta foge dos porcos do mato, ou, quando Berta vai descobrir o mistério de Zana e de sua própria vida;

  24. carol disse:

    e ah, tem uma foto de Miguel e Linda ali. parece ser de um filme, nao sei. de onde é? preciso comparar o livro com alguma outra obra. filme, desenho, qualquer coisa.

    • Bianca disse:

      Ola Carol,

      eu não conheço um filme sobre a obra Til, na verdade foi uma foto que peguei para representar o casal Linda e Miguel na noite de São João.

      Quanto ao seu trabalho você pode comparar Berta a outras heroínas românticas idealizadas como ela, mas também com alguma personagem de grande coragem e espirito aventureiro (tipo Mulan). A Obra em si e’ no estilo de folhetim (especie de novela em jornais), assim voce pode comparar com obras de estilo semelhante como Memorias de Um Sargento de Milicias (se bem que o herói aqui não e’ tao idealizado) ou então explore o lado do mistério e suspense que envolvem a vida de Berta e relacione a estorias/filmes semelhantes …

      Espero ter dado uma ajudinha =)

  25. Hadriellen disse:

    Nossa o seu resumo é ótimo… havia algumas partes que eu realmente não conseguia entender.. Obrigada!

  26. Maria Rosaria disse:

    O seu resumo esta fantastico… vejo que não ha necessidade de ler o livro.

  27. picudo disse:

    muito bom o resumo adoguei !
    uuuiii

  28. André disse:

    Obrigado pelo resumo !! excelente resumo.. parabéns, vai me ajudar amanhã na prova..

  29. Yasmin disse:

    Estou terminando de ler Til e achei seu resumo excelente. Parabéns pela iniciativa, salvei nos favoritos o site. =)

  30. Patricia disse:

    Muito bem explicado, vou conseguir fazer meu trabalho, weee, *o* Parabéns!

  31. Nathalia teixeira disse:

    obrigada,esse breve resumo esclareceu muitas duvidas……realmente muito obrigada pela ajuda!!!!!

  32. Caroline Lopez disse:

    Muchooooo booom estee site !, Uma analise muito bem feita, além de explicar certinho o que acontece na obra e é isso que me faz ficar com tesão em literatura !

  33. Lucas Santos disse:

    Nossa amei ler o seu reumo. precisava entender um pouco da historia devido ao diálogo que é um pouco complicado. Agora já entendi melhor a historia como um todo =]

  34. Wenner disse:

    o muito bom o resumo nota 1000000

  35. Fernando disse:

    NOssa muito bom !Eu precisaria muito de exercicios deste livro para explorar-lo e verifivar o graude fixação! vcs poderiam conseguir estas questões ?

    por favor !

  36. nicolas disse:

    o resumo me ajudou muito … tenho prova dia 6/6/12 e nao estou aguentando ler o livro é uma leitura muito cansativa mas graças ao resumo consegui me ajudar e ajudar ao resto da sala fico muito grata

  37. vitor disse:

    mto obrigado sem esse resumo ia zerar na prova o/ kkkkkk brigadao

  38. Raul disse:

    Então, sua síntese é bem boa, principalmente alidada aos links que você colocou no fim como complemento, mas há algumas suposições, especialmente sobre alguns dos personagens, que não são totalmente corretas. Para quem não leu o livro, é perfeito e salva da ignorância. Para quem leu, vale a pena comparar e testar sua atenção na leitura e detectar falhas ou descuidos mínimos! Muitíssimo obrigado, foi ótimo! XD

    • Bianca disse:

      Raul,
      as suposições – como eu disse no começo do post – são as minhas interpretações e breves comentários, não estou contando a história completa da obra, é apenas uma síntese para ajudar.
      Caso constatem alguma falha por favor Citem-na e Compartilhem-na para que eu possa melhorar o resumo de Til …

  39. Henrique disse:

    Grato, resumo dos personagens muito bom.

  40. Jonas Santos disse:

    Realmente, uma análise muito boa sobre a obra! Além de ser uma literatura clássica, está presente na lista de livros da FUVEST/UNICAMP. Obrigado!

  41. Tati disse:

    Olá , terei prova segunda e espero que este resumo me ajude ; Tenho certeza que sim ,
    pois ele esta muito bem elaborado PARABÉNS !!

  42. daniela disse:

    Eu queria saber como é a idealização da mulher no livro “Til” de José de Alencar??

    • Bianca disse:

      Daniela, segundo os ideais do Romantismo e mulher é idealizada em sua beleza e caráter, o maior exemplo é Berta que é encantadora, todos a amam e admiram, ela consegue tudo o quer pelas forças do bem – consegue evitar o assassinato de Luís Galvão, aplaca a ira de Jão Fera, acalma o demente Brás que é totalmente marginalizado. Berta tem compaixão e benignidade uma espécie de “madre Teresa de Calcutá” do planalto paulista.
      Linda e D Ermelinda também são caracterizadas com uma áurea sublime, a primeira pela beleza e delicadeza e a segunda pelos modos finos e compostura.

      Espero ter respondido, qualquer outra dúvida mande para cá =)

  43. Guilherme disse:

    Muito bom esse resumo, eu percebi q todos os capitulos acabam bem no climax e da a vontade de voce ler o proximo capitulo para saber o final do anterior.

    Muito obrigado pelo resumo

  44. Jean disse:

    Ola, eu gostaria de entender melhor a parte do incendio. Quem mandou fazer o incendio e o Por que do incendio.

    • Bianca disse:

      O incêndio fora planejado por Barroso (Ribeiro que se casou com Besita, mas a deixou na noite de nupcias) e trabalhadores da fazenda (escravo Monjolo e Faustino). Isso fazia parte de uma vinganca planejada, como podemos ver o narrador revelar no cap.”Na Tapera”
      “Desde aí começou de tirar indagações e obteve a certeza que desejava. Seria pois esse o remate da vingança que há vinte anos principiara em Besita e devia acabar na filha, depois de haver exterminado o pai.
      Furioso com o malogro do incêndio, porém aterrado com a sanha de Jão Fera, a quem só escapara pela corajosa intervenção de Miguel, o miserável tratou de fugir.”

  45. Juliana disse:

    O melhor de tudo a pessoa que fez o resumo conversa com todos aqui, nossa obrigada mesmo Bianca (: vou fazer uma prova sobre este livro, na verdade um seminário e com o seu resumo entendi TUDO! Obrigada por me explicar, vc poderia me explicar “na Tronqueira”? por favor?

    • Bianca disse:

      Olá Juliana,

      o capitulo Na Tronqueira dá sequência ao encontro de Miguel com Jão Fera, em que ambos trocam certas “ameaças” (Miguel com medo do capanga aponta-lhe a arma, mas Jão enfrenta-o). Neste momento Berta intervém e ordena que o Bugre vá embora, com força e coragem, e assim “Ainda hesitou o facínora; mas afinal, vencido por ignoto poder, curvou a cabeça,
      e de um arranco visível afastou-se vagarosamente …” Após o ocorrido os jovens conversam sobre a cena de perigo que enfrentaram e Miguel diz que Berta só pode ter algum patuá (acho que algo como corpo fechado/ sorte que carrega) para que o facínora a obedecesse…

      Depois os jovens caminham para a encontrarem-se com Linda e Afonso, com quem brincavam, e neste trajeto o narrador descreve a graça de Berta e seus encantos sobre o irmão de criação ” Parecia afligir-se de ver sua graciosa companheira fazer-se criança, e trocar pelas afoitezas de um traquinas as cintilantes vivacidades da mocinha faceira. Sentia ele dentro em si uma ânsia incompreensível”

      O narrador reflete sobre como Berta pode num momento ser forte e corajosa, e no instante seguinte parecer frágil, tão criança e brincalhona …

      Espero ter dado uma ajuda, qualquer nova questão enviem para o ABC da Medicina =)

  46. Jean disse:

    Como se observa no livro a luta entre bem e mal (maniqueísmo)?
    Algum personagem se transforma ao longo da história? Como isso ocorre?

    • Bianca disse:

      Olá Jean,

      o maniqueísmo é claro na obra, pois Berta, sendo a heroína romântica que é, representa as forças do Bem – e pode reparar que ela sempre vence e consegue seus intuitos contra o mal. Por exemplo convence Jão Fera a não matar Luís Galvão na tocaia (logo no começo da narrativa).
      Esse personagem (Bugre) pode ser associado a mudança, pois é tido como assassino e perigoso, mas no fim da obra termina “redimido” por Berta (ele vai trabalhar numa roça se não me engano, e passa a viver em paz).
      Outro personagem, o Miguel, sofre mudanças positivas, não que ele fosse ruim, mas muda socialmente pois vai estudar em São Paulo e depois se casará com Linda (essa mudança se dá por intermédio, também de Berta).

      Espero ter Ajudado =) Continuem comentando

  47. Sarah disse:

    Por favor, gostaria de saber, detalhadamente, qual o conflito a ser trabalhado no livro. Desde já agradecida.

  48. Bruno Gomes disse:

    Como vc acha o resumo bom e o livro que foi descrito uma bosta ?@Raphael Liu

  49. rosangela disse:

    esse resumo esta muitooo bomm mesmoo.

  50. Lukas disse:

    Estou no segundo ano do EM e tenho uma prova sobre o livro dissertativa… O que é provavel que se peça com relação a obra? que tipo de perguntas?

    • Bianca disse:

      Olá Lukas,

      provavelmente pode ter questões do tipo “para quem leu” que vão perguntar sobre episódios específicos e suas interpretações; perguntas sobre a escola literária são frequentes, como por exemplo pedir as características presentes e exemplos depreendidos da obra; há perguntas do tipo interpretação de trechos que o professor seleciona que podem ser relacionados com o contexto e objetivos do narrador, por exemplo Til é um romance regionalista de José de Alencar logo traz marcas da cultura de uma região …

      Para estudar mais acesse o site http://www.not1.xpg.com.br/exercicios-do-livro-til-de-jose-de-alencar-questoes-para-vestibulares-dicas-de-leitura/ e veja exercícios sobre o Livro Til …

      Espero ter ajudado =)

  51. Bruna disse:

    MUITO MUITO obrigada! , mesmo! Deus te ilumine!

  52. Caio disse:

    Quais são as características do romantismo presentes no livro ? valeu…

    • Bianca disse:

      Oi Caio,

      entre as características românticas temos a presença de personagens idealizadas – perfeitas em suas ações e moral – por exemplo Linda que é delicada, bonita e frágil como as heroínas românticas costumam ser, outro exemplo e o mais marcante é o de Berta – corajosa, encantadora, piedosa com os renegados…
      Dentro do contexto do romantismo da prosa de Alencar o livro é regionalista, buscando mostrar uma literatura mais nacional – retrata o caipira, os escravos, os senhores de fazenda e agregados…
      A estrutura de folhetim, que cada capitulo acaba em climax, também é característica do romantismo.

      Mais dúvidas mande para cá…

  53. caique disse:

    bom, li o livro recentemente, e não tinha conseguido resumir muito bem, lendo seu resumo percebi aonde eu estava “me embananando” ..
    abrigado pela ajuda, otimo resumo 🙂

  54. lucas disse:

    muito obrigado após ler ”til” não intendi nada , depois de ler isso tudo ficou claro

  55. Juliana disse:

    Parabéns por sua análise , observei que há uma imagem da cena do filme da obra TIL. Gostaria de receber informações onde posso localizá-lo, já tentei algumas vezes ,mas não obtive sucesso.

    Grata

  56. Yasmin disse:

    Alguém pode me falar as características físicas dos personagens por favor??! Agradeço muuuito a quem me ajudar.

  57. Juliana. disse:

    Olá, gostaria de saber qual o papel feminino representado pela obra Til e as características Indianistas presentes na obra.

  58. Fernanda disse:

    Como é a figura da mulher em “Capitães de Areia”? eu queria uma explicação bem completa e grande

    • Bianca disse:

      Oi Fernanda,

      a Obra de Capitães da areia tem em Dora a figura feminina mais marcante, quando ela chega ao trapiche a primeira conotação que a maioria dos meninos têm é a de ordem sexual (veem nela uma parceira), mas por intervenção de um dos meninos (não me lembro, mas acho que é o Professor que depois é apoiado por Pedro Bala) ela é respeitada e passa a integrar o grupo. Nesse momento Dora será como uma mãe para eles, dando carinho e atenção, Dora é vista também como uma irmã e como um integrante normal do grupo (participa dos roubos, dorme no trapiche, veste-se como os outros…). Em decorrência da convivência Pedro Bala e Dora se apaixonam, e ela passa a ser sua amada, outro que ama Dora é o Professor. Uma mãe de santo, D. Aninha, também papel importante na obra, ela é amiga dos meninos de rua e os ajuda…

      Além delas aparecem figuras femininas como a namorada de Gato que é prostituta, aparecem as beatas e senhoras que adotam crianças, aparecem as meninas que os capitães “derrubam” no areal (aqui tem um claro relato de abusos sexuais).

      Espero ter ajudado…

  59. aline disse:

    gosteii muito da peca de teatro til q teve na escola EE.PROF ALIPIO DE OLIVEIRA E SILVA e tbm gosteii do resumo do livro q vaii me ajudar a fazer uma ativadade

  60. @Paulo_Caracho disse:

    Adoreei, amanha irei fazer a prova mais calmo. Bianca te agradeço mto. xD

  61. Ramos disse:

    Olá Bianca! Parabéns pelo resumo!!! Gostaria que você me confirmasse qual seria a EPÍGRAFE desta obra de José de Alencar, “TIL”. Agradeço.

    • Bianca disse:

      Olá Ramos, sinceramente não lembro se há uma epígrafe no livro Til feita por Alencar, nas versões do livro em PDF que estão disponíveis na internet não há uma introdução que dê uma resumida ou introduza a narração.
      Mas o livro de Til que eu li (o da primeira foto do resumo) tem uma introdução explicativa maravilhosa e super detalhada, um critico literário que comentou sobre o romance de Alencar – suas características, os personagens, a estrutura narrativa e muito mais…

  62. Gabriele disse:

    Olá Bianca,
    Muito obrigada … você nem imagina o tanto que estar nos ajudando …
    obrigada.

  63. Lira disse:

    Olá!
    Parabéns, seu resumo ficou fantástico.
    *Será, que você pode me ajudar.?
    Eu preciso fazer uma RESENHA, “pra ontem” rss’
    .
    Se Puder ficarei muito Grata!
    Bjos e Parabéns, mais uma vez 🙂

    • Bianca disse:

      Olá Lira,

      algumas dicas para você fazer sua Resenha da Obra Til são:
      * estruturar seu texto incluindo nele uma síntese, um resumo, com a apresentação com as principais idéias do autor – no caso um resumão do enredo;
      * depois escreva uma análise de pelo menos um ponto relevante do texto – escolha um capítulo que entendeu bem ou explique por exemplo a figura de Berta no romance (isso te renderá bons parágrafos sobre o romantismo, a heroína e pontos do regionalismo).
      * Toda resenha deve conter um julgamento do texto, feito a partir da análise empreendida, escreva suas opiniões sobre a narrativa, o desenvolvimento do romance e os objetivos e características que depreendeu da obra…

      Boa sorte com a resenha, qualquer dúvida mande para cá =)

  64. Larissa disse:

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo resumo, e por disponibilizá-lo de forma organizada e clara. Me tire esta dúvida, Jão Fera matou Barroso (Ribeiro) por ele saber que Barroso tinha matado Besita ou por que o viu quase atacando Berta?

  65. Julia disse:

    Oie, amei o site, me ajudou muito e Bianca, você está de parabéns!!!!

  66. jackson disse:

    Muito bom o seu resumo, mas achei que faltou um pouco mais de detalhes, mesmo assim vai ser muito útil.
    Obrigado

  67. Ana disse:

    Nossa, me ajudou muito… não estava entendendo nada no começo! Com o seu resumo as coisas ficaram mais claras e as personagens definidas! Eu estava me perdendo com os nomes! Obrigada

  68. Kimberly disse:

    Oii Bianca, você fez a FMABC né ? Eu estou pensando em fazer também…Você achou o vestibular dificil ? E você sabe me dizer onde eu posso encontrar as provas anteriores do vestibular deles ? Porque eu não encontrei…Obrigada !

    • Bianca disse:

      Oi Kimberly,
      eu não prestei vestibular na FMABC, na verdade eu prestei apenas instituições publicas em 2011 (e passei na Famema, na UFF (Federal Fluminense) e na Santa Casa de SP)…

      Sobre a Faculdade de Medicina do ABC sei que é reconhecida, quanto ao vestibular ele e’ realizado pela PUC-SP através do Vestibular Unificado – para acessar as provas anteriores entre no site da Coordenadoria de Vestibular da PUC-SP pelo link:

      http://vestibular3.pucsp.br/vestibular/?pg=403

      Espero ter ajudado 🙂

  69. Lucas Gaspar disse:

    Muito obrigado, gostei muito…
    Com essas considerações q vc fez deu pra entender melhor a trama do livro!

  70. Gustavo disse:

    Olá Bianca!
    Bom,neste ano pretendo prestar varios vestibulares de medicina e percebi que muitos deles possuem listas de livros totalmente diferentes (sendo muito dificil ler todos ).Queria saber se na sua opiniao-e com sua experiencia em vestibulares- se é possivel acertar as questoes de literatura lendo apenas os resumos da internet

    • Bianca disse:

      Oi Gustavo,
      todas as provas possuem níveis de questões de fácil, médio a difícil, em geral a diferença entre candidatos para cursos muito concorridos como Medicina se dá pelas questões mais difíceis porque eles acertam as outras…essas questões que mencionei geralmente requerem que o vestibulando tenha lido o livro.
      Mas em todo o caso estudar os resumos escritos, vídeo aulas no youtube, contexto histórico de cada obra e sua escola literária já garante bons resultados numa primeira fase, já para a segunda algumas Universidades tipo a Unicamp pedem em um item da questão uma interpretação de um trecho, daí vc não precisa ter lido o livro, mas num segundo item pede algo que só quem leu sabe – tipo uma passagem, o que aconteceu…

      Mesmo tendo tido isso, te aconselho a estudar pelos resumos pq não dá para ler tantos livros em poucos meses tendo que estudar as outras matérias, então a dica é pesquisar e tentar ler pelo menos um dos livros – aquele que te parece mais provável de cair em prova e para isso peça ajuda ao seu professor de literatura, um exemplo a minha prof disse que se vc vai prestar vestibular em Minas Gerais vc tem de ter Cecília Meireles, ou se for no Rio Grande do Sul, ler Érico Veríssimo, porque são expoente de uma literatura regional….

      Espero ter ajudado =)

  71. Diéssica disse:

    1-TEMPO CRONOLÓGICO OU PSICOLÓGICO?
    Com citação que comprove.
    2-NARRADOR(OBSERVADOR OU PERSONAGEM)
    Com citação que comprove.
    3-edição e editora?

    PRECISO DA SUA AJUDA POR FAVOR.
    aDOREI SEU RESUMO MAS GOSTARIA DE SABER NO FINAL QUEM FIKA COM QUEM?

    • Bianca disse:

      Oi Diessica,
      a narração é do tipo Cronológica, pois o narrador que é Observador, conta a historia numa sequencia intrigante de acontecimentos, tanto que os capítulos sempre acabam em climax – que gera a vontade saber o que acontecera. Em certos momentos, o narrador retoma fatos do passado, como na passagem que conta a historia de Besita, mãe de Berta, e de Zana.
      Um trecho de tempo cronológico pode ser:
      “— Sim, papai, fique! Dê esse gosto a mamãe, disse Linda.
      — Também a senhora não quer que eu vá? Olhe, não se arrependa! replicou o pai com um gesto de zombeteira ameaça. Levo uma certa encomenda de vestidos e enfeites, que só eu sei escolher.
      A moça ficou enleada entre a esperança do presente e o desejo da mãe.
      — Papai compraria de outra vez.
      — E a festa? perguntou o pai sorrindo.
      A pêndula soou oito horas. ”

      E um trecho sobre o narrador observador pode ser:
      “Entrou em casa para consolar nhá Tudinha; e instantes depois se restabeleceu a cena plácida e melancólica do começo da tarde.
      Quando o sol escondeu-se além, na cúpula da floresta, Berta ergueu-se ao doce lume do crepúsculo, e com os olhos engolfados na primeira estrela, rezou a ave-maria, que repetiam, ajoelhados a seus pés, o idiota, a louca e o facínora remido.
      Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça. Era a flor da caridade, alma sóror.”

      Ps: Miguel fica com a Linda…

  72. Diéssica disse:

    ESTAVA LENDO O LIVRO MAS É DIFICIL DE ENTENTER E NAO VAI DAR TEMPO DE LER TUDO É PRA SEGUNDA O TRABALHO PRECISO DA SUA AJUDA.

  73. Hugo disse:

    Por ser um livro muito interessante, a recordação do romantismo caipira tratou de uma história a onde qual não vivemos hoje.

  74. Amanda disse:

    Muito obg, esse resumo irá me ajudar muito.

  75. Ana disse:

    Muito bom!!! Obrigada por nos ajudar!! XD

  76. higor disse:

    me ajudou mt tive uma prova e nao consegui ler o livro e esse resumo me ajudou mt

  77. keila disse:

    preciso de ajuda ñ to sabendo entender o tipo de narrado e o eo tempo
    mi ajuda por favo preciso fazer uma apresentacão sore essa livro

  78. Talmaturgo disse:

    Nossa , esse resumo é ótimo para uma pessoa que nem eu, que vai precisar fazer um trabalho em vídeo de um trecho do livro.

  79. Marcio disse:

    Olha, o romance eh ambientalizado em Santa Barbara D’oeste

  80. mandynha disse:

    parabéns pelo resumo, ainda não vou prestar vestibular esse ano, somente em 2014, mas meu colégio pediu para lermos para prova bimestral, estava ficando confusa com as partes abstratas do romance, mas graças a você consegui entender, muito obrigada mesmo! E repito parabéns

  81. Paloma Carvalho disse:

    Berta é de fato uma heroína romântica? Por quê ?

  82. Paloma Carvalho disse:

    Bianca, você esta de Parabéns, ótimo seu resumo !
    Tenho um seminário para apresentar com o seguinte tema :
    Berta é de fato uma heroína romântica? Por quê ?
    Se você pudesse me explica, ficaria muito grata!

  83. Kauê Guimarães disse:

    Olá Bianca. Parabéns pelo resumo, está de ótima qualidade, bem estruturado, de fácil interpretação e com grande riqueza em detalhes. Estou lendo o livro também e já estou a fazer um seminário sobre este. Meu único problema é que não consigo achar com objetividade o contexto histórico do livro. Quando pesquiso, encontro principalmente sobre as caracteristicas do romantismo, e não sobre o da época da narrativa. Procurei também em alguns de meus livros escolares, mas como Til não é uma obra muito famosa de José de Alencar, não acho as informações necessárias. Por favor, você poderia me ajudar? Agradeço desde já e parabéns mais uma vez pelo blog!

  84. lucas disse:

    Eu preciso de um resumo só do capitulo 9 “As Amostras” ja li varias vezes e não estou conseguindo fazer !!

  85. Claudia disse:

    Arrasouuu!!! Parabénssss!!!! Fez um resumo muito bom e muito bem explicado, sem contar que esta tirando as dúvidas gerais, olha eu sei q ganha pouco, mas a carreira de professora não seria mal pra vc. Muito obrigada o blog ja esta em meus favoritos! E mais uma vez salvou viu, eu ainda não consegui comprar o livro ta dificil de achar, mas ja tenho uma noção! Obrigada!

  86. Vinicius disse:

    Olá, fiquei um pouco confuso na parte dos porcos, onde berta sai ilesa, mas não entendi da onde saíram os porcos…
    E também não entendi a parte que o Brás coloca uma cascavel no quarto da Linda para matá-la, mas quem entra no quarto é Berta, não entendi se a cascavel a picou ou não. Obrigado

    • Bianca disse:

      Oi Vinicius,

      eu reli o capitulo Garrucha, pelo que entendi os porcos fariam parte da emboscada armada por Gonçalo Pinta para encurralar o Jão Fera e captura-lo.
      Veja:
      “Não era natural a arrancada de tão numeroso bando de caititus por aquelas paragens,fora da mata cerrada e próximo de habitações.Houvera, porém, um motivo para essa alteração nos hábitos dos filhos bravios dasselvas.Fora aquele dia, véspera de São João, o que marcara Gonçalo Pinta para atacar o Bugree agarrá-lo dentro da toca.”

      Já a Cobra foi colocada no quarto de Linda pelo Brás, mas por fim quem entrou no quarto foi Berta a qual trancou-o (não me lembro agora se para pregar uma peça em Miguel…). Berta não foi picada pela cascavel, aconteceu uma espécie de encantamento entre ambas – descrito no capitulo Fascinação – Til pareceu ter entrado num transe e ficou inerte….

      Espero ter ajudado =)

  87. perola disse:

    adureiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mutho

  88. perola disse:

    legalllllllllllllllllllllllllllll

  89. Leonardo Leme disse:

    Resumo muito bom. Gostaria de saber se você pudesse me ajudar, precisaria de trechos dos livros que comprovam as características de Berta, como: “Berta é uma adolescente muito bonita, graciosa, com movimentos espontâneos e encantadores, atrai para si o amor e carinho de todos, é caridosa e não se afasta das criaturas mais repulsivas e desprezadas da região” Por favor, obrigado desde já.

  90. Ana disse:

    Ótima análise!

  91. Hudson disse:

    Ótima análise do texto e descrição dos personagens, muito útil pra mim que tenho prova de literatura amanhã!!
    Obrigado mesmo !!

  92. Hudson disse:

    Gostaria de saber a qual geração do Romantismo pertence a obra, não consegui identificar. Por favor e, desde já obrigado 😉

  93. Daiany disse:

    Ooi, Bianca

    Parabéns, pelo resumo! Voce me ajudou muito mesmo, eu li o livro mais não conseguia entender, agora consegui interpretar melhor!
    Estou no 2° ano do Ensino Médio, e pretendo apresentar essa semana!
    Muito Obrigado, Abraços

    Assinado: Daiany Feitoza Santos

  94. dayane disse:

    Gostei nmuito do seu resumo deu pra entender a historia , como vou asistir essa mesma ‘
    Historia no teaTRO SEI QUE LA ENTENDEREI MUITO MELHOR E ACHO BOM PARA TODOS NAO SÓ LEREM O LIVRO COMO IREM VER A PEÇA TBM ‘

  95. leonardo disse:

    Nossa te amo do fundo do meu Coração!
    Muito obrigado mesmo

  96. Nadia disse:

    Queria uma ajuda para fazer uma comparação por semelhanças e diferenças entre os romances Til de José de Alencar e VIdas Secas de Graciliano Ramos nos seguintes ítens:
    -o ponto de vista dos narradores
    -os contextos históricos ficcionalizados
    Pora favor! Muito obrigada, adorei tudo por aqui, ótimo trabalho (:

  97. paula disse:

    Muito bom! voce é fantástica! obrigada pela ajuda!

  98. Beatriz disse:

    Parabéns,esta muito bom!!!
    Me ajudou bastante!

  99. suellen disse:

    olá gostei muito do seu resumo me ajudo muito,gostaria de saber o que você achou do livro,qual sua opinião.
    Agradeço .

    • Bianca disse:

      Oi Suellen,
      eu gostei do livro TIL, achei ele bem cheio de romantismo, aventuras e suspense… não vou dizer que e’ o melhor livro que li, tem algumas partes bem exageradas e forçadas – tipo quando o Jão Fera salva a Berta e o pai quice das queixadas…kkk mas achei a historia bonitinha, so que para dizer a verdade o final e’ bem decepcionante para quem queria o tipico final feliz… a Berta tinha que ficar com o Miguel.. ele e’ tao fofinho na historia kkkk mas no geral gostei e recomendo a leitura a todos!!!

  100. Vinicius disse:

    Ótimo o resumo , super bem explicado , tá de parabéns.

  101. João Lucas disse:

    bom resumo do livro,não tinha entendido certos fatos do livro pelo vocabulário diversificado,com algumas palavras que nunca tinha visto ou imaginado.Como esse livro cai em provas de vestibulares e de português na escola sempre é bom te-los em mente e na ponta da língua.Obrigado pelo resumo e explicações das personagens.

  102. Patricia disse:

    Parabéns…muito boa a sua explicação!

  103. Patricia disse:

    Parabéns…muito boa a sua explicação e o resumo!

  104. Francisco disse:

    Muito bom o resumo, tenho prova amanhã sobre esse livro, mas não pude lê-lo. Vai me ajudar muito.

  105. Gabrielle disse:

    Quais são as características do romantismo presentes na obra ? Estou com dúvidas :/

    • Bianca disse:

      Gabrielle,
      José de Alencar irá nessa obra idealizar a natureza brasileira do interior paulista, descrevendo-a de forma exuberante, idealiza também seus personagem heroicos como Berta – caritativa, altruísta, pacificadora, lindíssima etc – e as ações de Jão Fera – que se redime de facínora a homem de paz da roça – que para salvar sua protegida, Berta, é capaz de habilidades inimagináveis e quase cinematográficas (exemplo o capitulo que salva Til e Pai quincé do bando de queixadas; e do dia do Incêndio quando salva Luís Galvão e mata Ribeiro)…

  106. guilherme disse:

    “planejou sua vingança (que incluía a morte de Luis, Berta e sua filha)”

    não seria “Luis, Besita e sua filha” ?

  107. Bruna disse:

    Olá, gostaria de parabenizar pelo resumo, vc conseguiu passar a ideia geral do livro de uma forma compreensível. Entretanto, há erros de concordância e pequenas informações errôneas.

  108. matheus disse:

    véspera da segunda fase da fuvest toda galera lendo resumão né ?
    achei muito bom esse resumo, como não deu para ler o livro, eu precisava de um resumão bem completo como esse.
    parabéns !

  109. Lais disse:

    Muito obrigada pelo ótimo resumo.

  110. Guilherme disse:

    Ola Bianca, queria lhe agradecer pela iniciativa, realmente o resumo ficou excelente e me ajudou muito, fiquei ate curioso para ler o livro.

  111. Alexandre disse:

    Aí galera! para quem curte teatro, no Bibi Ferreira (na av. Brigadeiro Luis Antonio), às quartas-feiras (às 21h), tem a peça TIL, uma adaptação que vale a pena assistir….eles estão de férias, mas a peça volta agora no final de fevereiro!

  112. viviane disse:

    olá, mto bom o resumo,tentei ler o livro 3 vezes ,e nao conguei terminar ,nem cheguei na metade,nao tava entendendo nada , agora a historia fez sentido na minha cabeça otimo o resumo

  113. Jamyla Bakr disse:

    Muito bom e detalhista, o livro não é chato mas fica meio complexo com algumas palavras e pessoas que aparecem do nada, e isso torna sua pesquisa ainda melhor, que ao mesmo tempo que é realista é muito esclarecedora.
    Obrigado 🙂

  114. Jamyla Bakr disse:

    Gostei muito mesmo de sua Analise sobre o livro, li e reli a obra de Jose de Alencar e posso dizer que todas as informaçoes estão mais que bem explicadas, parte que eu mais gostei:

    Berta sacrifica-se para que todos vivem em paz e felizes, faz com que Miguel e Linda fiquem juntos, e se resigna a cuidar dos que mais sofrem como Zana, Brás, Jão Fera (a quem ela reconhece como o seu verdadeiro Pai), a galinha sem pernas, etc, e continua morando com nhá Tudinha.

    [“Como as flores que nascem nos despenhadeiros e algares, onde não penetram os esplendores da natureza, a alma de Berta fora criada para perfumar os abismos da miséria, que se cavam nas almas, subvertidas pela desgraça.”]

  115. jessica moura disse:

    Muito obrigado esse resumo ira me ajuda r muito…queria montar um teatro sobre a obra sera q vc pode me ajudar??????

  116. Ingrid disse:

    ooi.. pf me ajudeeee !!! eu n sei qual é o contexto histórico e social dele.. omg !!

  117. jean disse:

    por que berta é heroina na histoia

  118. lilian disse:

    Muito bom o resumo

  119. Renan disse:

    estou fazendo um trabalho de escola e precisava saber sobre a idealização do heroi, da mulher, do amor e da natureza, e tambem uma explicação do titulo da obra, sera que poderia me ajudar?

  120. Larissa Silva oliveira disse:

    Vc Poderia Me Ajudar A Fazer Uma Liçaõ de portugues a pergunta é:
    justifique pq o livro Til de Jose Alencar é/foi bom para a literatura brasileira
    Me ajude pelo amor de Deus

    • Bianca disse:

      Til é uma busca do Romantismo de retratar as diferentes regiões do Brasil e suas particularidades, costumes, hábitos…. José Alencar procura mostrar em seu romance o interior de SP, as festas culturais da época, a pratica da escravidão, os regionalismos nas falas etc

  121. gabriel disse:

    Ola Bianca é qual seria o tipo de romance e a idealizacao dos personagens ??
    Sera que consegue me resoonder ainda hj por favor ??? Rsrsrs brigado

    • Bianca disse:

      Olá Gabriel….
      O livro Til é um Romance romântico, narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente….. Sobre a idealização eu expliquei bastante no post e nos comentários acima, de uma lida, mas posso dizer que é pq a heroína Berta é linda, de caráter elevadíssimo, bondosa, amada por todos… Há uma abenegacao de Berta para com seus desejos, libera Miqguel para ser feliz com outra pessoa…. As cenas sao bem extraordinárias e exageradas, bem ao gosto romântico e idealizadas…

  122. gabriel disse:

    Obrigado Bianca

  123. Gabriele disse:

    Muuito bom seu resumo Bianca, ajudou bastante!!

    Você sabe de alguma crítica que José de Alencar faz a algum aspecto da sociedade nessa obra?

    Desde já agradeço!!

    • Bianca disse:

      Olá Gabriele,

      Eu nao sei bem se José de Alencar chegou a fazer criticas a sociedade da época, porque ele faz parte do Romantismo e busca sempre valorizar a natureza e cultura do pais – vide as idealizações dos personagens como Berta, coragem e força de Jão Fera, caráter de Miguel…..
      Talvez, vc possa pensar em uma certa critica quando ele retrata Jão Fera e sua intolerância ao trabalho braçal e disposição para o crime (apesar que naquela época o serviço braçal era considera indigno, apenas destinado aos escravos….)

      O livro em geral é muito idealizado, apesar da busca de retratar um pouco da realidade, costumes e vida no interior de Sao Paulo… Você ao ler pode encontrar pontos para a critica, como a questão da escravidão, a impunidade de criminosos etc… Mas Alencar não os critica diretamente….

      Espero ter ajudado kk

  124. Amanda disse:

    Bom Gabriele..
    Estudei Romantismo no começo desse ano e José de Alencar faz algumas críticas a sociedade em seus livros, só que não é totalmente aberto como por exemplo no livro “Os Miseráveis”.
    No livro “Senhora” ele faz algumas, mas é algo bem fechado.. Não sei a qual geração romântica o livro Til pertence.. Meus amigos disseram que era da primeira então se for esse caso, não tem nenhuma critica.

  125. Carolina disse:

    Oi.. Eu adorei esse resumo, me ajudou muito, pois eu não estava conseguindo entender a leitura. Queria saber qual foi o fato que perseguiu Berta, e é o maior segredo do vilão principal!!

  126. Kelly disse:

    jessica moura :
    Muito obrigado esse resumo ira me ajuda r muito…queria montar um teatro sobre a obra sera q vc pode me ajudar??????

    Preciso muito da sua ajuda, a obra é linda, isso não se discute. Eu particularmente ñ gosto dos livros da época do romantismo, acho muito complexos, mais terei que apresentar algo sobre a obra. Não quero decepcisonar, gostaria muito de fazer algo, bonito tal como a obra, porém mais simples, facilitando assim o entendimento de quem leu o livre e ñ entendeu’
    te mandei um e-mail, aguardo anciosa seu contato
    desde ja agradeço!

    e peço, a gentileza que entre em contato comigo caso ñ receba meu e-mail
    [email protected]

    • Bianca disse:

      Olá Kelly,
      entre em contato pelo Facebook: https://www.facebook.com/Abcdamedicina, eu acesso mais que o email … Por lá podemos conversar melhor 😉

      Daí você aproveita e curte a página e já indica para seus amigos rsrsr

  127. bia disse:

    Qual a mensagem extraída da Obra? 

  128. Gabriella disse:

    Olá!

    Gostei muito do resumo, que de longe é o mais bem desenvolvido que encontrei. Me foi muito útil para relembrar certos aspectos do livro, em tempos de segunda fase de vestibular.

    Entretanto achei de grande insensibilidade e, ouso dizer, de extrema ignorância, o uso da palavra "idiota" para descrever Brás, no fim do paragrafo sobre o mesmo.

    Acredito que colocações infinitamente melhores poderiam ser utilizadas para descrever um personagem com disturbios mentais, principalmente em pleno (quase) ano de 2015.

    Foi uma infelicidade do autor (a) do resumo fazer uso de uma palavra tão desrespeitosa e inoportuna!

    Com exceção desta gafe, o resumo é realmente muito bom, como tantos outros resumos de vocês. 

    Boa noite!

    • Bianca disse:

      Olá Gabriela,

      realmente foi um descuito, pois usei a referência que o autor colocou em todo o livro para falar de Brás, já modifiquei o trecho. Obrigada pela obervação, concordo com você, jamais me referiria a uma pessoa com distúrbios mentais como idiota, pois isso é além de tudo desumano

      Abraços

  129. wesley sampaio disse:

    Voce boa meu amigo todos perfeito dos minha vidaa , voce é bom pessoas otiimoo , eu ler muito entende bem seu texto <3

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.