Estudante de Medicina Bianca
Como Estudar durante a Faculdade de Medicina – Dicas de Organização
Olá, queridos leitores! Como sempre falo para vocês aqui no Blog e também no Vlog Mediários, a Organização é uma das coisas fundamentais para se ter sucesso nos estudos – tanto na fase de Vestibular quanto na Faculdade!! Muitos estudantes encontram dificuldade para se adaptar à rotina intensa de estudos durante a graduação. Uma parte disso se deve ao número de atividades extras interessantes que os alunos podem fazer na Universidade. Outra parte devido as próprias dificuldades de sistematização dos estudos e técnicas para assimilação dos conteúdos, por exemplo: na faculdade não temos apostilas e listas de exercícios para facilitar o aprendizado, isso é muito diferente do que estávamos acostumados no Ensino médio e Cursinho.
Como já estou no 5º ano do curso de Medicina, posso dizer que vivenciei muitas das angústias que vocês leitores podem estar passando. Por isso, e motivada pelas sugestões do seguidores do Instagram e Facebook do Blog, eu resolvi escrever essa postagem. Hoje vou dar algumas dicas de Como Estudar durante a Faculdade de Medicina, ou qualquer outra!! Espero que gostem =D
– Seja organizado: não substime o poder de uma boa agenda ou planner!! Eu posso dizer que depois que comecei a utiliza-las meus estudos melhoraram e meu rendimento diário também. É muito bom viver leve nos primeiros momentos do curso e não ser tão rígido com horários dedicados ao estudo, afinal logo quando a gente passa na faculdade queremos esquecer a vida de cursinho e aproveitar tudo o que a Universidade nos oferece. Mas mesmo para conseguir aproveitar bem todas as oportunidades é preciso ter organização e disciplina.
Cada pessoa se organiza bem de um jeito, eu SÓ funciono com metas diárias e semanais, preciso muuuito refletir sobre o que eu quero fazer e traçar estratégias e cronogramas (não estou sendo exagerada), sei que outras pessoas até conseguem ser produtivas sem criar um cronograma tão detalhado, mas posso dizer o que tem funcionado para mim <3 Então, o primeiro passo para uma rotina de estudos de sucesso é você fazer algum tipo de planejamento. Quais horários vai separar para as atividades extras, quais vai poder estudar e em quais vai colocar momentos de lazer e descanso.
– Aulas: Muitas vezes as aulas na faculdade são totalmente desmotivantes, por muitos motivos, mas em geral por serem longas (o que nos tira tempo de estudar sozinhos) e com pouca didática. Mas se você quer tirar o melhor de sua faculdade, a dica é fazer de tudo para aproveitar esses momentos. Algumas estratégias que podem ajudar são:
- Anotar os tópicos da aula para notear seus estudos depois, no mais prestar atenção para tentar ter uma primeira ideia do assuntos antes de ler;
- Gravar a aula para ouvir depois, fazendo uma revisão, você pode escutá-la no carro/ônibus/metrô, especialmente se você morar longe da faculdade como eu
- Ter uma material de consulta durante a aula, vale ser o livro indicado/resumo dos anos anteriores/ site da internet. Isso para você ir acompanhando a explicação do tema e quando tiver alguma dúvida já pode ir consultando e não perder tanto a linha de raciocínio da aula. Eu costuma fazer isso desde o cursinho e me ajudava bastante, mas exige mais disciplina de você não começar a viajar e se perder nos textos, ou então começar a navegar na internet e esquecer dos estudos (advinha quem sempre fazia isso??).
- Tirar dúvidas durante ou no final da aula, isso é algo bem legal e que nos ajuda demais. As vezes uma nova explicação do professor ou mesmo daquele colega que tem mais facilidade nos destrava totalmente e conseguimos entender determinado tópico.
- Ler o tema antes da aula, esse é o melhor dos melhores métodos para mim. Porém não é sempre que um estudante consegue essa proeza em sua rotina puxada, mas quando conseguir verá como a produtividade será aumetnada. Você chega na aula com uma base boa para acompanhar a explicação e pode tirar dúvidas de uma maneira melhor.
– Aprenda com os Erros: Tente ser autoavaliar a cada semana e veja se está seguindo num bom ritmo. As vezes, percebemos que tem algo errado na rotina, mas não paramos para dar uma avaliada e nisso seguimos repetindo muitas falhas nos métodos de estudos e prejudicando nossa formação. Não se cobre demais, no sentido de ter que ser tudo perfeito e você ser uma máquina de estudar, mas tente fazer com que o tempo que conseguir parar e se dedicar aos estudos lhe seja proveitoso.
– Motivação para Estudar: Todo mundo precisa de motivação para seguir com os estudos, para acreditar que toda aquela matéria vai ser útil para sua formação, para sua futura prática clínica etc. Então se você se sentir desmotivado com alguma matéria da faculdade, o que frequentemente ocorre (simm, demais), tente parar e pensar positivamente!! É meio clichê, porém se você se esforça em ver o lado positivo das coisas, a rotina pode ficar mais leve… Eu tento pensar assim, especialmente quando é uma área que eu não quero seguir futuramente, mas eu penso que eu tenho que saber o mínimo para atender adequadamente meus pacientes, orientá-los e não fazer nenhuma besteira hahah.. Então por mais que eu não goste de Dermatologia, por exemplo, eu me esforço para aprender o básico com esse fim…
Outra coisa me que ajuda a superar os momentos difíceis e matérias que desanimam é pensar no meu progresso em relação ao meu objetivo final. Agora no Internato mesmo, passei por Pediatria e não estava muito animada com a matéria em si, porém quando penso no progresso nos estágios, vou ficando mais confortável com a ideia de que preciso passar por aquilo e que vai ser útil etc.
– Revisão pré-prova: Muitas vezes deixamos o momento pré-prova para estudar toda a matéria, principalmente quando não conseguimos nos organizar e estar com os conteúdos em dia. Mas com as dicas de organização e planejamento se diminui muito essa taxa de conteúdos que devem ser assimilados nos ultimos dias antes das avaliações.
Esse momento é ideal para revisão, aproveite para reler seus resumos e ver listas de exercícios/discussões de casos clínicos se tiver. Caso não tenha, uma boa dica é pegar um folha em branco e ir escrevendo os tópicos importantes que lembra da matéria e ir explicando em voz alta. Isso super ajuda a fixar os conteúdos e ver onde precisa dar aquela estudada a mais <3
Vídeo Do Canal
No Vlog Mediários, eu e o Fabio contamos mais um pouquinho de como estudamos na Medicina USP, técnicas de estudo e revisão de conteúdos. Se tiverem interesse, acessem o Link e se inscrevam no canal:
Espero que tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis para vocês <3 Um grande abraço e até a próxima postagem!!!
Assuntos do Artigo
- ciclo da leishmaniose
- mayombe resumo
- ciclo de vida leishmaniose
- anamnese perguntas
- as principais classes de antibacterianos
- doutores da alegria e outros projetos
- medicina faculdade publica
Comente Via FaceBook
Legal, também acho que planejamento é tudo, depois que passei a organizar o mês todo parece que rendeu mais. Adoro seu blog.
Que bom, Lais!! Fico feliz que essa técnica de organização esteja funcionando para você também =D
Own, Obrigada pelo carinho <3
Bjs
Boa noite, como é a rotina de estudo no internato?
Bem corrida, temos pouco tempo para estudar o que estamos vendo no estágio e sempre estamos com a cabeça na prova de residência hhaha Dificil!! Eu acabo estudando em tempos livres de noite ou final de semana =)
Obrigada pelas dicas, adorei.
P.S.: conheci seu blog esses dias e já li quase todos os posts. Também quero fazer medicina, e você nos mostra como é a rotina, só aumenta mais e engrande o sonho. Sucesso! Beijos!
Fico felizs que tenha gostado =)
Ps: Ownnn, seja bem-vindaaa! A intenção é mostrar tudo mesmo e dar aquela motivação que as vezes falta quando só ficamos mergulhados nos livros<3 Sucesso nos estudosss !!
Beijos !!
Então, não há necessidade de anotar toda a matéria que o professor explica? Está tudo no livro ou algumas informações extras devem ser anotadas?
Ah, eu gosto de anotar tudo o que me ressalta na aula, sabe? mas é dificil de anotar tudo tudo que o professor fala… Tem gente que leve os xeroz na aula e vai complementando se ve algo diferente.. tem gente que grava o audio da aula e ouve após a leitura do livro para fazer um resumo..
O jeito é ir experimentando e ver qual modo combina mais com seu estilo de estudo <3