Vestibular Bianca

COMO UM EDITOR DE PDF PODE AJUDAR SUA PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

Não é segredo algum que o formato de PDF é o principal tipo de arquivo digital utilizado para compartilhar conteúdo acadêmico e materiais de estudo em geral na internet. Tanto em nível escolar como no meio universitário e científico muito frequentemente os artigos, apostilas, livros digitais estão disponíveis para download em PDF. Por conta disso, ter um bom editor de PDF, com o qual você possa fazer anotações, grifar partes importantes do texto, editar imagens, pode ajudar imensamente seus estudos no computador.

Para demonstrar alguns dos exemplos citados neste post, vamos usar o software PDFelement. Desde que a Wondershare (empresa desenvolvedora) entrou em contato conosco e nos mostrou o PDFelement (links no fim do post), temos o utilizado diariamente nos nossos estudos. Uma ponto legal é que o PDFelement também possui uma versão mobile tanto para iOS como para Android.

Neste post, vamos mostrar algumas das utilidades de um bom editor de PDF e como esse tipo de software pode te ajudar na sua produtividade nos estudos.

PDFelement é um editor de PDF completo para Windows e Mac com funções para editar, revisar, proteger, comparar, assinar e converter arquivos em PDF facilmente!

1) DESTAQUE PARA PARTES IMPORTANTES E ANOTAÇÕES DE TEXTO

Uma das maneiras mais simples com que um bom editor de PDF pode facilitar seus estudos é proporcionando a ferramenta de grifar o texto e destacar suas partes mais importantes. Todo estudante sabe que na maioria das vezes precisamos reler o texto algumas vezes para compreendê-lo ou para consultar informações mais detalhadas. Dessa maneira, marcar alguns pontos, parágrafos ou termos é essencial para fazermos isso com mais agilidade.

Na vida de médicos recém-formados, por exemplo, necessitamos ler artigos científicos praticamente toda semana. Utilizando o leitor de PDF, estamos marcando os pontos essenciais e informações mais relevantes para facilitar quando formos revisar o conteúdo ou preparar seminários e apresentações mais tarde.

Outro ponto é que se ficamos em dúvida em algum ponto do artigo, podemos fazer anotações e comentários no texto também. Isso pode facilitar bastante estudos em grupo ou quando alguém estiver corrigindo um texto antes de ser publicado. Os comentários podem ficar em destaque ou minimizados, dependendo da sua preferência e necessidade.

2) RESOLUÇÃO DE PROVAS E LISTAS DE EXERCÍCIOS

Estudar resolvendo listas de exercícios e provas anteriores é um ponto essencial para fixar o conteúdo estudado, principalmente se você estiver se preparando para algum concurso ou vestibular. Entretanto, hoje em dia é muito pouco prático imprimir todas as listas e provas que temos que resolver, tanto pelo preço como pela falta de praticidade de carregar centenas de pilhas de papel com você. Inevitavelmente, acabamos tendo que resolver muitas listas de exercícios utilizando o computador.

E mais uma vez, o editor de PDF pode te ajudar muito nesse sentido! Com softwares como o PDFelement você consegue resolver provas como no papel. Por exemplo, é possível riscar alternativas que você já sabe que estão erradas ou também sublinhar ou colocar em negrito partes do enunciado que são relevantes para a resolução da questão. Os comentários podem ser utilizados para fazer anotações sobre o tema abordado pela questão. Também é possível fazer desenhos e rascunhos em cima dos exercícios, o que é ótimo para a resolução de exatas ou para marcar exercícios mais difíceis.

3) PERSONALIZAR SEUS RESUMOS

Pela praticidade, um número cada vez maior de estudantes está preferindo fazer suas anotações em formatos digitais em detrimento de cadernos ou fichários. Um bom editor de PDF, nesse sentido, oferece inúmeros recursos para deixar seus resumos com um layout personalizado, inclusive podendo editar fontes e formatação do texto e editando imagens. No PDFelement também estão disponíveis templates para você usar como base para seus resumos.

Claro que o mais importante em qualquer material de estudos é o conteúdo em si. Mas com uma formatação adequada e um visual agradável, isso pode impactar positivamente seus estudos. Apesar de muitas pessoas acharem que arquivos em pdf sempre são simples e diretos, com bons editores, um mundo de opções facilmente se abre.

4) SEGURANÇA DE SEUS ARQUIVOS

Esse é um ponto que vem ganhando muita importância uma vez que todos estamos ficando mais cientes da necessidade de manter nossos arquivos digitais seguros e protegidos. Com softwares como o PDFelement é possível colocar senhas nos seus pdf’s e utilizar recursos criptográficos para sua privacidade.

Nesse mesmo sentido, outra dica interessante, principalmente para quem é criador de algum tipo de conteúdo, é que também é possível colocar marcas d’água personalizadas em seus arquivos. Caso vá compartilhar seus resumos na internet, é uma opção que pode ser considerada.

CONCLUSÃO

Um editor de PDF pode ajudar sua vida nos estudos com computador de diversas maneiras. Seja destacando as partes importantes do texto, seja com edição de imagens e layout, seus arquivos em PDF podem ser muito melhor utilizados em prol da sua produtividade!

Por hoje é isso! Deixem seus comentários e sugestões para novos temas! Até a próxima!

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.