Diário de um Estudante de Medicina Bianca

Qual Especialidade Médica vou fazer? Reflexões sobre Escolha da Residência

Chegar ao fim da faculdade de medicina é maravilhoso, pois encerramos um dos ciclos mais importantes em nossas carreiras. Porém nesse momento, especialmente no internato, uma grande preocupação nos atinge: escolher a especialidade médica (ou classicamente chamada Residência médica)!!

Bom, eu estou nesse momento!! Iniciei o sexto ano da faculdade (que é o último) e, semelhante ao vestibular no fim do ensino médio, temos uma prova de seleção para poder seguir uma especialidade/residência médica. Para isso é preciso uma boa noção do que queremos fazer, fora toda a dedicação nos estudos para passar na prova em si !! E é meio difícil haha

Dilemas da Escolha da Residência Médica

Pensei bastante para conseguir escolher, pois gostou muito de cirurgia, mas também admiro muito as áreas clínicas… E as especialidades pelas quais mais me interesso são meio “puxadas” na rotina (ex Obstetrícia, Cirurgia geral). Isso traz um grande receio quanto a minha futura qualidade de vida – porque quero ter tempo livre para a família, para descansar!!  Por conta desses receios, tenho conversado com muitos residentes, para saber o motivo de suas escolhas e se estão felizes na área!

Pude perceber que o jeito é sempre fazer um balanço entre as coisas que são essenciais para você. Ver qual área de atuação te interessa mais , se clínica, cirurgia ou um misto dos dois. Para mim, ficou: balancear uma área cirúrgica com a possibilidade de boa administração do meu tempo livre. 

A medicina exige, sim, alguns esforços maiores no início de todas as carreiras, por exemplo, na intensidade dos trabalhos na residência e depois nos plantões extras (para juntar um dinheirinho e iniciar a vida)!! Mas, em geral, pouco tempo após a residência o médico consegue certa estabilidade e boas oportunidades de emprego! Com isso, é mais fácil de escolher o caminho e estilo de vida que mais combina com a pessoa, após essa fase inicial que será puxada para todos.

Qual será minha especialidade!?

Vou prestar prova para Ginecologia e Obstetrícia, apelidada de GO no meio Médico!! Um dos maiores motivos da escolha é ser uma área clínica m-cirúrgica, com um campo extenso de atuação!! Apesar de ser uma especialidade “puxada” há boa possibilidade para sub-especializações nas quais posso focar em atuações com melhor carga horária e melhor balanço para conseguir ter uma vida equilibrada.

Na GO terei muita atividade em consultório, mas terei formação para atuar em partos normais e cirúrgicos (cesárea etc) e também farei cirurgias básicas da Ginecologia (histerectomia – retirada do útero, por exemplo). Também há uma boa formação para realização de exames de imagem como Ultrassom geral e obstétrico (abdominal, transvaginal), Histeroscopia e outros.

Meu plano é fazer Ginecologia e Obstetrícia e, nos primeiros anos, trabalhar mais em plantões em maternidade e também em consultório. E dai seguir uma sub-especialização mais focada na Ginecologia – gosto bastante de cirurgia por videolaparoscopia.

Não sei ainda se vou fazer algo ligado a vida acadêmica, como mestrado, pesquisa científica e tentar ser professora. Acho lindo e muito gratificante poder formar futuros médicos, fora toda a experiência e aprendizado que isso agrega ao profissional. Mas talvez um primeiro passo para testar essa área pode ser fazer preceptoria de graduação lá pelo fim da residência – quem sabe?

Dica para Conhecer as Especialidades Médicas

Para quem quiser conhecer mais informações sobre as diferentes atuações médicas, confira o livro da Editora Sanar (parceira do Vlog Mediários e do ABC da Medicina) que vamos mostrar a seguir!! Ele é um bom guia para quem quer ouvir, ou melhor, ler a opinião de médicos que seguiram uma especialidade. Eles contam detalhes de perfil necessário, como é a vida de residente e depois de formado, possiveis estilos de vida etc.

Gostou da indicação? Confere tudo no link da Sanar => CLIQUE AQUI

Espero que tenham gostado do post (e que não tenha ficado confuso)!! Deixem sugestões e comentários aqui no Blog ABC da Medicina!!

Assuntos do Artigo
  • www qual todas empecialidades da medicina com br
  • blog de estudante de medicina
  • estudante de medicina
  • estudante de medicina rotina

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. sobral júniro disse:

    te desejo sucesso na prova de residência que estar por vir!

  2. LAIS VIEIRA disse:

    Que legal Bianca, boa sorte, tenho certeza que vai passar na prova e será uma excelente GO, se morasse aí escolheria você como minha médica. Um abraço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.