Estudante de Medicina Bianca
Microbiota Humana Residente – Funções, Características, Biofilme
Um organismo saudável não é aquele isento de microorganismos, totalmente estéril como pode-se pensar. Naturalmente, os seres humanos saudáveis apresentam uma Microbiota residente que os coloniza (composta por majoritariamente por bactérias, e também por fungos, protozoários e vírus numa quantidade relativamente estável).
Confira um Resumo de Microbiologia sobre a Microbiota Natural do Corpo Humano (MNCH), aqui no ABC da Medicina…
# Características: A Microbiota estabelece relações de mutualismo, comensalismo e parasitismo, podendo causar doenças em imunocomprometidos.
Logo após o nascimento, diversos tecidos são colonizados por bactérias – Através da passagem pelo canal do parto, por contato com trato respiratório e pele da mâe e pela Ingestão de alimentos. Algumas regiões do corpo devem se manter estéreis, sao elas o sangue, urina, líquor, liquido sinovial e tecidos profundos (como o Ósseo).
A aderência dos microrganismos às células hospedeiras depende de proteínas de membrana (Adesinas), ligadas a receptores. A população que coloniza pele e mucosas humanas, também chamada de "Flora", não é uniforme, varia com a idade, hábitos de higiene etc.
#Tipos
- Microbiota residente – regularmente encontrados em uma área específica do corpo (como pele e muscosas). Caso seja removida é rapidamente reestabelecida.
- Microbiota Transitória – habitam a pele e as membranas mucosas por período curto de tempo. Em geral não causam doenças, mas não se estabelecem permanentemente.
#Funções da Microbiota Humana Normal Residente:
- Auxilia na digestão; Sintetiza vitaminas; Degrada toxinas;
- Contribui para a maturação e estimulo do sistema imunológico (complexo de histocompatibilidade)
- Dificulta a colonização por microrganismos patogênicos, porque as bactérias residentes competem com as bactérias transientes por sítio de adesão e por nutrientes, além de muitas produzem ácidos e bactericidas.
Pode acarretar em Malefícios para a saúde humana quando os indivíduos da MHR caem no sangue (por lesão do epitélio intestinal, por exemplo); quando outros membros da microbiota são suprimidos, um membro que vivia em pequeno número pode aumenta causando doenças.
Microbiota da pele – Distribuída por toda a extensão da pele, sendo mais concentrada nas áreas úmidas como o períneo e as axilas. Usualmente associadas às glândulas sudoríparas e sebáceas.
Microbiota vagina – O pH vaginal se altera com a idade pela ação normal (estrogenios), com isso as bactérias colonizadoras mudam. Na infância e adolescência o ambiente é alcalino, na vida adulta é ácido e depois da menopausa tende à neutro.
Microbiota da uretra – A bexiga deve ser estéril, mas a uretra é colonizada por E coli e Proteus mirabilis, essas podem se multiplicar em algumas condições e causar infecções.
Microbiota conjuntiva – Apresenta poucas bactérias devido a presença da lisosina
Microbiota da Região Oral e Faringe – a saliva contém substâncias bactericidas. Mas o acúmulo de partículas de comida pode prover o nutriente necessário para o desenvolvimento de bactérias (envolvidas em doenças periodontais, endocadites e pneumonias por aspiração).
M. do Sistema digestivo – Esôfago: bactérias provenientes da saliva e dos alimentos; Estômago: Baixa contagem de bactérias devido à acidez do lúmen estomacal. Medicamentos que reduzem a acidez estomacal levam a um aumento da flora estomacal, incluindo muitos organismos normalmente presentes no intestino e fezes. Helicobacter pylori: bacilo gram- espiralada que coloniza o estômago de 30 – 50% da população. Quanto mais perto das fezes, maior a contagem de bactérias.
# O que é Biofilme?
Trata-se de uma comunidade organizada, com cooperação mutua, de organismos. Composta essencialmente por microorganismos e por uma matriz polimérica por eles secretada, formando uma fina camada sobre uma superfície (viva ou não viva, como cateteres, tubos etc). A bactérias do Biofilme se comunicam por"quos um sensing", através de moléculas sinalizadoras.
Entre as vantagens da vida em Biofilme para os micróbios: Há maior concentração de carbono e nutrientes disponíveis; maior proteção e resistência a antimicrobianos e a formas de resistência do hospedeiro; há maior potencial de dispersão.
Um exemplo de Biofilme é a Placa bacteriana que se forma sobre os Dentes, quando não higienizados corretamente.
Assuntos do Artigo
- microbiota residente
- microbiota transitória
- microbiota humana
- microbiota residente e transitória
- microbiota da pele
- microbiota
- Orgão esteries sem flora comensal
Comente Via FaceBook
Muito bom!!Parabéns mim ajudou muito.