Literatura e Arte Bianca
Médicos que são Escritores Famosos – Curiosidades e Livros
Os médicos são um dos profissionais mais antigos e clássicos presentes na nossa sociedade, convivem com o que há de mais humano, com a vida das pessoas – seus medos, sofrimentos, suas fraquezas, esperança e tantos outros sentimentos que se afloram quando estamos fragilizados com uma doença ou contato próximo com a morte.
Essa vivência associada a própria natureza dessa profissão desperta em todo médico um lado de narrador, de contador de histórias. Entre seus parceiros da Medicina, esses profissionais precisam relatar com detalhes o caso tratado, os fatores que influenciam aquele estado patológico. Já com seus pacientes, precisam explicar as possíveis causas de suas queixas, adaptar o vocabulário, se comunicar contando, e também ouvindo, aprendendo com experiências de muitas vidas diferentes … Esse contar e recontar, essa escuta são pontos que aproximam o médico de um escritor, pois ele formula hipóteses baseadas nas histórias colhidas, as escreve ou fala para que outros discutam…
Muitos médicos se enveredam pelo mundo da palavra e da escrita, se apaixonam por contar histórias e escrever livros. Quando comecei a pesquisar sobre médicos que são também Escritores, logo encontrei nomes famosos que eu nem sabia que tinham estudado Medicina…
Lista de Médicos que são também Escritores
Esses nomes que listei abaixo chegaram por caminhos diferente ao universo da escrita, muitas vezes usando de suas vivências e aprendizados na Medicina, mas por outras vezes se afastaram dela para se dedicar mais a escrever seus contos, livros e mais. Confira alguns exemplos de escritores médicos, suas Obras e Livros principais e Curiosidades sobre a Carreira:
– Anton Pavlovitch Tchekhov: foi um médico, escritor e dramaturgo russo que viveu de 1860 a 1905, certa vez escreveu: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante." Tchekhov é considerado um dos maiores contistas do mundo, tive o prazer de ler um de seus livros ( Um Homem Extraordinário e outros contos) e gostei bastante do modo como ele conta histórias, como cria a tensão e o suspense.
Raymond Carver escreveu: "é impressionante a frequência com a qual ele (Tchekhov) produziu obras-primas, contos que nos encorajam, bem como encantam e mexem conosco, que revelam as nossas emoções de forma que só a verdadeira arte conseguiria."
– Khaled Hosseini: afegão, naturalizado estadunidense, formou-se em Medicina, porém é mais famoso como romancista autor dos livros "O Caçador de Pipas", "A cidade do Sol" e o seu mais recente "O silêncio das Montanhas". Hosseini continua praticando Medicina e escrevendo romances influenciados pelos dilemas de seus país Afeganistão.
– Moacyr Scliar: médico brasileiro que trabalhou em saúde pública e sua obra consiste em contos, romances, ensaios e literatura infantojuvenil, além de ser conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
Uma das temáticas mais abordadas em sua obra é a da Imigração Judaica no Brasil, li um de seus livro: A Majestade do Xingu em que ele relata a trajetória de um médico judeu que resolve tratar uma população indígena do Xingu. Scliar foi o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras
– Drauzio Varella: Médico brasileiro, muito conhecido por suas participações na televisão onde explica temas de saúde e doenças, tirando as dúvidas dos telespectadores leigos. Porém sua história é mais rica do que isso, especializado em Infectologia ele é um dos grandes nomes no tratamento em Oncologia e Aids do país. Além disso, Drauzio Varella destaca-se como escritor de obras famosas como Carandiru, Por um Fio e outros livros. Há uns meses, fiz um post sobre minha leitura de Por um fio, livro que eu amei ler.
– Guimarães Rosa: já falei dele aqui no Blog, mas esse é um dos maiores escritores brasileiros. Foi também médico e diplomata. Mas seus contos e romances que se destacaram, quase todos no chamado sertão brasileiro. Sua obra é marcada pelas inovações de linguagem e influência dos ditos populares e regionais, sem perder também um viés médico. Seu livro mais conhecido é Grande Sertão Veredes, obra complexa e de consagrada pela crítica literária.
Esses médicos escritores tiveram contato próximo com as diversas aflições do homem, puderam experimentar dificuldades ao lado de muitos e se tornarem ligados a eles, e isso se refletiu em sua produção literária – com relatos de uma relação estreita e empática entre médico e paciente, com análises do comportamento humano e suas peculiaridades.
Comente Via FaceBook
Super interessante.
Não sabia sobre Khaled e nem sobre Guimarães, interessante que eles tenham andado por um lado a parte da medicina, a escrita é um hobbie que também me encanta.