Diário de um Estudante de Medicina Bianca

Estagio de Neonatologia – Meu Penúltimo rodízio do Internato de Medicina

Nesse segundo semestre de 2018, estou passando por estágios no Hospital Universitário, e o meu penúltimo estágio da faculdade foi o de Neonatologia – um dos mais fofos ever!!  Vou contar para vocês como foi tudo nesse post de Relato sobre a Faculdade de Medicina.

Entrada do Hospital Universitário da USP

Os Objetivos do estágio de Neonatologia foram conhecer bem os fatores de risco de mortalidade infantil, especialmente a neonatal (que é a mais difícil de diminuir em nosso país); como prestar assistência ao recém-nascido (RN) na sala de parto; aprender sobre as principais doenças desse período e os seus tratamentos.  Um exemplo de afecção que vimos bastante foi o Desconforto respiratório do RN e a Icterícia!!

Como foram as atividades?!

Tivemos duas semanas em Enfermaria de Alojamento Conjunto, onde as mães e os bebês (mais saudáveis) ficavam após o parto, e em geral por até uns 2-3 dias. Lá que aprendemos a avaliar ganho de peso ideal, qualidade da amamentação, identificar icterícia; realizar as avaliações e alguns testes de Triagem Neonatal (exemplo teste do coraçãozinho; teste do olhinho).

Foi bem puxado essa parte, todos os dias cada aluno via uns 5 bebês no mínimo e eles são as coizinhas mais fofas, mas também mais difíceis de mexer haha para tirar e colocar a roupinha para examinar era suuuper difícil (eu me enrolava toda com os mil botões haha).

Depois dessa parte, fiquei na Unidade de Cuidados Semi Intensivos, que eles chamavam de Berçário! Era uma semi- UTI, com bebês com mais complicações, por exemplo Prematuros, Desconforto respiratório, RN com Sífilis congênita (vimos muitos) e por ai vai. Tínhamos menos bebês por aluno, mas a complexidade era bem maior. Nesse ambiente, tínhamos que calcular ingesta de água, calorias , proteínas e tudo mais da maneira mais detalhada !! As doses dos remédios eram todas calculadas e recalculadas por dia baseados no peso do RN e coisas assim.

Entre essas atividades, também tínhamos alguns plantões no Centro Obstétrico para acompanhar a Sala de Parto e a recepção dos Recém Nascidos. Gostei bastante dessa atividade, tínhamos que acompanhar o parto, ver se teve alguma intercorrência ou se foi tudo bem. Também recebíamos o bebê e prestávamos os primeiros cuidados (pesar, examinar, aplicar colírio no olhinho, avaliar cordão umbilical etc).

Meme que representou muito minha prática de Sala de Parto <3

Impressões gerais do Estágio

Gostei bastante do estágio, principalmente porque foi meu primeiro contato com essa área na faculdade e com certeza esses conhecimentos são importantes para um médico geral e para pensar em estratégias de melhoria da saúde materno-infantil! Não tenho mais certeza se seguirei para a Ginecologia e Obstetrícia, mas comi disse acho que tudo que aprendi foi muito necessário para trabalhar em Posto de saúde/ Unidade básica de saúde…

Vídeo de Rotina do Vlog Mediários na Neonatologia

Espero que tenham gostado do post sobre essa minha reta final na minha rotina de estudante de medicina!! Deixem seus comentários e sugestões aqui no Blog =) 

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.